Qual o momento certo para fazer o desmame do bebê?

Tempo de leitura: 2 minutos

A fase em que se realiza o desmame do bebê levanta preocupações para muitas mulheres. Assim como a amamentação, o processo precisa ser confortável tanto para a mãe quanto para o filho. Isso começa com a introdução de alimentos sólidos na dieta do seu bebê – para que ele sugue menos e coma mais gradualmente, assim como outras atividades.

Desmame do bebê: o que é preciso saber?

Antes de alguma dica, é importante salientar que quem deve decidir pelo desmame do bebê é a própria mãe. Quando uma mãe decide desmamar (cada uma com seus motivos pessoais), deve ser gradual, nunca abrupto, hora a hora. Existem muitas técnicas para isso e os médicos dividem opiniões sobre a hora certa. Entenda mais:

Não existe hora certa

Não há um momento ideal para interromper a amamentação. O ideal é que seja depois dos 6 meses de idade do bebê até os 2 anos, mas dentro desse período, não existe regras. Muitas são as questões que podem levar ao desmame: voltar ao trabalho, ter outro filho, cansaço ou simplesmente a vontade da mãe (e às vezes do bebê) de encerrar esse ciclo.

O desmame não acontece rapidamente. É um processo gradual em que mãe e filho têm que se adaptar e, na maioria das vezes, é delicado, pois significa encerrar uma determinada etapa de suas vidas. Algumas mulheres se sentem culpadas, inseguras, temem que seu bebê sofra nesta fase e podem achar que o desmame é uma partida séria. Mas é importante lembrar que é normal e em algum momento teria que acontecer!

Insira alimentos sólidos gradualmente

Quando seu bebê começar a receber alimentos sólidos, naturalmente os intervalos entre as mamadas serão mais longos porque o bebê estará mais satisfeito. Porém, em alguns momentos ela ainda vai pedir seio e aí a ajuda do pai e dos avós é imprescindível, que deve entrar no palco para distrair o bebê e dar mamadeira ou outro alimento quando ele insiste na amamentação.

E se o bebê não aceitar o desmame?

Se perceber que seu bebê não ingere outros alimentos, nem mesmo líquidos, consulte o pediatra em madureira para investigar as causas e possíveis soluções para o problema. Se você achar difícil quebrar o vínculo com a amamentação, consulte um terapeuta familiar. O desmame é um período delicado para todas as mulheres que passam pela maternidade, e buscar ajuda é fundamental para você passar bem nessa fase.

Clínica Rio Norte Saúde

Com equipe completa e pronta para te auxiliar em um momento importante como esse, a Clínica Rio Norte Saúde tem toda a estrutura para te atender da melhor forma. Conte conosco. Temos uma equipe de ginecologistas e pediatras em madureira com grande atuação e experiência para acompanhar o desmame do seu bebê da melhor forma, atuando para minimizar problemas e manter a qualidade de vida tanto da mãe quanto do bebê em uma fase como essa. Aproveite e agende sua consulta.