Neurologia Madureira, Rio de Janeiro - RJ

Neurologia em Madureira - Rio de Janeiro - RJ

A neurologia em madureira é a especialidade médica dedicada ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias que podem afetar o sistema nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos e tecidos efetores. Assim, o neurologista é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios relacionados ao cérebro, nervos, medula espinhal, raízes nervosas e músculos.

Quando procurar um neurologista?

As consultas com o neurologista devem acontecer periodicamente de forma preventiva, para a realização do check-up neurológico. Mas, além disso, é importante procurar ajuda de um especialista em neurologia em madureira ao sentir algum dos sintomas que podem estar relacionados à doenças neurológicas. É o caso, por exemplo, de:

Além disso, como consequência de problemas neurológicos, os pacientes podem sentir também dor nas costas e no pescoço, fraqueza, movimentos involuntários, paralisia, espasmos musculares e má coordenação motora.

Alterações na sensibilidade, como hipersensibilidade ou dormência, e de sentidos específicos, como visão dupla, perda de visão e surdez também podem indicar alguma condição neurológica.

Como é a avaliação neurológica?

Para um diagnóstico mais correto e preciso, quando houver qualquer suspeita de alguma patologia neurológica, o médico poderá avaliar o sistema nervoso, o que inclui a avaliação da atenção, memória, orientação de tempo e espaço, humor e diversas habilidades, como a de seguir instruções.

Além disso, o especialista em neurologia em madureira ainda pode avaliar os reflexos, os nervos cranianos, motores e sensitivos, a coordenação e eo equilíbrio, o fluxo sanguíneo para o cérebro, a regulação dos processos internos do corpo e o caminhar do paciente.

Quais doenças o neurologista trata?

Os neurologistas estão aptos a tratar de várias doenças que tenham relação com a sua especialidade. Uma das mais conhecidas, sem dúvidas, é a doença de Alzheimer. Essa patologia faz com que o paciente acabe perdendo os seus neurônios de forma rápida com o passar do tempo, o que causa também a perda de memória e atenção.

Outra doença bastante conhecida é a de Parkinson, causada pela diminuição intensa da produção de um neurotransmissor chamado dopamina. Os principais sintomas dessa condição são a lentidão motora, rigidez entre articulações, tremores e desequilíbrio. A epilepsia, neuropatia, transtorno do déficit de atenção (TDAH), meningite, demência e esclerose múltipla são mais algumas das doenças cujo tratamento são de responsabilidade do médico neurologista. Além, é claro, das cefaleias (ou dores de cabeça), acidente vascular cerebral (AVC) e o transtorno do sono.

Que tipos de exames o neurologista pode pedir?

O sistema nervoso é muito importante e, por conta disso, qualquer anormalidade nessa área deve ser investigada o quanto antes, a fim de proporcionar chances maiores de cura. Portanto, para fazer uma avaliação geral do quadro de saúde do paciente, o neurologista pode solicitar a realização de alguns exames. Assim, seja para diagnosticar, recomendar o melhor tratamento ou ainda monitorar uma patologia já existente, alguns dos exames que podem ser pedidos são:

  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • Eletroneuromiografia;
  • Potencial evocado;
  • Polissonografia;
  • Ultrassonografia;
  • Ecocardiograma;
  • Eletrocardiograma.
Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Como é a primeira consulta com o neurologista?

Muitos pacientes procuram o neurologista quando já existe algum sintoma. Consequentemente, chegam na primeira consulta já esperando descobrir o tipo de transtorno que têm e como esse distúrbio pode afetar a sua saúde. Contudo, é preciso estar atento à importância de ir bem preparado para passar todas as informações necessárias para que o médico possa fazer um diagnóstico ou solicitar exames para avaliar o quadro de cada paciente.

Portanto, é útil falar para o especialista em neurologia em madureira os medicamentos que faz uso, o seu histórico de saúde e resultados de exames já realizados. O profissional ainda poderá fazer perguntas sobre histórico de doenças na família.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato