Psicologia em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

Consulta de Psicologista em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

A Psicologia em Madureira é a ciência que estuda e analisa o comportamento e os processos mentais humanos. Dessa forma, o psicólogo é o profissional que estuda o que motiva o comportamento humano, seus processos mentais, emoções, percepção, inteligência e aprendizagem. Por isso, os psicólogos são profissionais presentes em diversas áreas, auxiliando médicos e trabalhando em conjunto com o psiquiatra, médico especializado em doenças mentais.

Quais os tipos de psicologia?

Por ser uma área ampla e que trabalha em conjunto com professores, fonoaudiólogos, médicos de diversas especialidades e muito mais, o psicólogo pode ser especializar em um leque de áreas, focando seu conhecimento e estudo em regiões específicas do comportamento humano. Confira:


O que faz o psicólogo?

O psicólogo é um profissional que analisa e estuda fenômenos de comportamento das pessoas, sejam emoções, pensamentos, e valores. Dessa forma ele consegue diagnosticar problemas mentais, distúrbios de emoções ou de personalidade. Durante as consultas e com o andamento da terapia, ele consegue observar atitudes, sentimentos e os mecanismos das pessoas, podendo auxiliá-las a identificar a causa deles e modificar os comportamentos inadequados.

Mas como a Psicologia em Madureira ajuda o paciente?

A realização da terapia não é indicada apenas para pessoas com problemas de ansiedade, autoestima ou traumas. Engana-se quem acha que o psicólogo só trabalha com pessoas com problemas! Qualquer pessoa pode fazer terapia e essas sessões auxiliam a pessoa a conquistar mais autoconhecimento.

À partir da terapia o paciente pode encontrar aquilo que ele realmente quer e é, assim como entender melhor os sentimentos, entender as questões do passado e a relação que elas têm com as ações tomadas agora. Com a terapia adequada, é possível lidar melhor com dores antigas e até mesmo curá-las!

Mas a terapia não é algo simples, rápido e sem fundamento, é um processo que pode demorar de meses a anos e só pode ser feita por um profissional responsável, um psicólogo de fato. Não são em poucos dias que comportamentos de uma vida toda poderão ser alterados. O processo da terapia é completo e promove ganhos incontáveis na vida do paciente.

O psicólogo trabalha baseado em métodos científicos

A Psicologia em Madureira antes de ser uma profissão, é uma ciência, ou seja, o conhecimento produzido nas centenas de anos em que a Psicologia em Madureira existe é baseado no método científico de pesquisas, teses e experimentos. Algumas pessoas acreditam que a Psicologia em Madureira não é uma ciência, mas é! Os psicólogos utilizam de diferentes técnicas para conduzir seus estudos sobre o comportamento e a mente humana, desde estudos de casos, entrevistas, questionários e observação, por exemplo.

Algumas pessoas que não entendem sobre os métodos dos psicólogos podem achar que esse profissional é apenas um conselheiro e que seria inútil marcar uma sessão sendo que pode contar os problemas para os amigos. Mas isso não é verdade: os psicólogos não só ouvem problemas, eles analisam até mesmo a forma da pessoa contá-los.

Quais as diferenças entre psicologia e psiquiatria?

A principal diferença entre os psiquiatras e psicólogos é a formação. Os psiquiatras são médicos que fazem mais 3 anos de especialização em doenças mentais e distúrbios. Os psiquiatras são especialistas que possuem permissão de receitar medicamentos e realizar tratamentos para doenças como esquizofrenia, depressão, transtornos de humor, síndrome de borderline, bipolaridade e outras. Inclusive, apenas médicos podem receitar remédios, sendo assim, os psicólogos não podem fazer tratamento medicamentoso.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Valor do exame:

R$ 59,90

Quais as diferenças de atuação?

Os psiquiatras se baseiam em um senso de biologia e neuroquímica, sendo assim, para confirmar o diagnóstico eles podem fazer exames para confirmar se uma depressão profunda, por exemplo, pode ser fruto de uma doença hormonal, carência forte de nutrientes ou até mesmo uma doença sistêmica.

Após o diagnóstico, o psiquiatra geralmente prescreve medicamentos para tratamento das doenças que afetam a saúde mental, assim como para reabilitar o indivíduo. Engana-se quem pensa que doenças que afetam a mente são incuráveis. Até mesmo as doenças incuráveis possuem tratamento e controle, se forem bem diagnosticadas.

Após a realização do diagnóstico inicial, geralmente prescrevem remédios para tratamento e reabilitação dos mais variados transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Já os psicólogo por meio da psicoterapia e se baseando em conversas com os pacientes, consegue entender o que motiva o paciente ser ansioso, ter certas fobias ou até mesmo estar desenvolvendo uma doença, como a depressão. Os comportamentos que são até mesmo imperceptíveis para o paciente podem ser sinais de problemas na infância e até mesmo abusos que tenha sofrido. Por meio de técnicas científicas o psicólogo consegue mudar alguns hábitos e libertar as pessoas de dores e sofrimentos.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato