Por que o cocô de um bebê muda de cor?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os pais geralmente costumam procurar um pediatra em Madureira quando ocorrem quaisquer mudanças na aparência e na frequência das evacuações de seus filhos, sobretudo quando eles são bem pequenos. Mas é importante saber que sim, às vezes, o cocô do bebê muda de cor e nem sempre isso é um indicador de que algo está errado com a saúde da criança.

Então, por que o cocô do bebê muda de cor e o que isso significa?

A cor do cocô muda durante os primeiros meses de vida do bebê. Começa verde-escuro, quase preto, de aspecto viscoso e denso. É o que se conhece como mecônio, ou primeiras fezes, que ocorre nas primeiras 24/48 horas. É uma massa compacta constituída por uma mistura de todos os componentes dissolvidos e absorvidos pelo bebê no líquido amniótico, como muco, enzimas e sais de bile. 

Após a expulsão do mecônio, o cocô do bebê muda de cor, passando por uma variedade de cores que vão do amarelo ao verde. Têm consistência semilíquida, granulosa e por vezes com alguns pedaços brancos que parecem sementes. Em bebês alimentados apenas pelo seio da mãe, apresenta pouco odor.  

Nesse período, é comum que a gama de cores mude. No entanto, desde que as fezes sejam moles e de aparência normal, não há necessidade de se alarmar, a menos que seja acompanhado de outros sintomas como febre, perda de apetite, choro contínuo ou vômito.

Além disso, vale ressaltar que o cocô do bebê muda de cor dependendo da dieta. Assim, quando ele é alimentado com mamadeira, as fezes têm menos líquido e uma cor que varia de amarela a marrom. 

Outras coisas que você deve prestar atenção

Agora que você já sabe que o cocô do bebê muda de cor dependendo da dieta, existem outras coisas que você deve prestar atenção:

Outras cores

É normal ver fezes amarelo-claras em bebês que amamentam e, às vezes, em bebês alimentados com fórmula também. Contudo, quando aparecem com muito mais frequência do que o normal e são muito aquosas, é possível que indiquem diarreia, o que pode aumentar o risco de desidratação.

Além disso, às vezes o cocô do bebê muda de cor para branco. Fezes brancas podem indicar que seu bebê não está produzindo bile suficiente no fígado para ajudá-lo a digerir os alimentos adequadamente.  Assim como as fezes brancas, as fezes cinzentas podem significar que seu bebê não está digerindo os alimentos como deveria. 

Outra cor que você deve prestar atenção é vermelho. Tudo bem, as fezes do bebê podem ficar vermelhas devido aos alimentos e bebidas vermelho-escuros que ele consumiu, como suco de tomate ou beterraba. Contudo, essa coloração também pode significar que há sangue nas fezes devido a uma infecção intestinal, alergia ao leite ou a uma fissura anal.

Se o cocô de um bebê muda de cor para qualquer uma das cores mencionadas acima, é fundamental consultar um pediatra em Madureira. 

Frequência de evacuações

Os bebês nem sempre evacuam da mesma maneira e nos mesmos momentos. Depende da dieta alimentar e de como funciona o seu organismo. Tomar apenas leite materno não é o mesmo que introduzir alimentos sólidos ou fibras, por exemplo. Assim, é importante observar a frequência das evacuações.

pediatra em Madureira

Consistência das fezes

A forma como as fezes são sólidas ou líquidas também pode ser um sinal da existência de uma doença. Normalmente, as fezes são moles, mas compactas. De qualquer forma, é importante prestar atenção nisso e, caso haja qualquer preocupação, procurar um pediatra em Madureira.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Muitos pais se preocupam quando o cocô do bebê muda de cor. Mas, de maneira geral, trata-se de algo que ocorre normalmente. Mesmo assim, se você ainda tem dúvidas e quer se tranquilizar de que não há nada errado, agende uma consulta com um pediatra em Madureira pela Rio Norte Saúde!