Estomatite infantil: o que é, sintomas e tratamento

Tempo de leitura: 3 minutos

A preocupação com a saúde de bebês e crianças leva muitos pais e responsáveis a consultarem um pediatra em Madureira. Afinal, existem muitas condições diferentes que podem afetar os pequenos, ao mesmo tempo em que nem sempre é fácil entender o que eles estão sentindo. Por exemplo, você já ouviu falar em estomatite infantil? 

Esse é um problema muito comum, principalmente entre crianças menores de 3 anos. No entanto, algumas pessoas se assustam logo com os primeiros sinais, que são o choro ininterrupto e a recusa em comer.

O que é estomatite infantil?

A estomatite infantil é uma proliferação viral que afeta a boca das crianças e pode causar feridas na língua, gengivas, bochechas e garganta. Tende a ser uma condição bastante dolorosa e é possível que cause grande desconforto ao bebê ou criança afetada.

Normalmente causada pelo vírus herpes simplex, as aftas da estomatite são esbranquiçadas e semelhantes às aftas que podemos ter ao longo da vida. No entanto, um agravante é que várias delas provavelmente estão “inflamadas”.

Além de afetar a boca e a garganta, também pode afetar o esôfago e, embora menos comum, pode acometer adolescentes.

Quais são os sintomas da estomatite infantil?

No geral, muitas crianças afetadas por estomatite infantil costumam apresentar febre persistente que permanece alta e dura mais de 3 dias como o primeiro sintoma. Isso pode ser seguido por falta de apetite e choro constante.

Quando mais velho, o paciente já consegue relatar que algo está incomodando na boca ou na garganta. Mas os bebês, por outro lado, tendem a ficar mais vulneráveis, uma vez que não sabem dizer o que estão sentindo.

Por isso, você deve ficar atento a alguns sinais, como, por exemplo:

  • Falta de apetite
  • Irritabilidade;
  • Febre alta;
  • Mau hálito;
  • Aftas na boca ou inflamação das gengivas;
  • Feridas nos lábios;
  • Feridas na bochecha (parte externa);
  • Feridas brancas ou avermelhadas na boca com possíveis placas de pus.

Ao verificar o que está acontecendo e notar esses sintomas, é aconselhável levar o bebê ou criança para uma consulta com o pediatra em Madureira.

pediatra-madureira

Como funciona o tratamento?

O diagnóstico de estomatite infantil é relativamente simples. O seu pediatra em Madureira pode detectar essa condição facilmente com um simples exame clínico. O tratamento, então, é baseado em analgésicos que certamente irão aliviar a dor e a febre. Também servem para facilitar a ingestão de alimentos e líquidos que, nesses casos, são rejeitados pela criança.

Em alguns casos, o médico ainda pode recomendar o uso de um antiviral no caso de gengivoestomatite causada por vírus do herpes, que irá ajudar a curar feridas na boca.

Mas, independentemente de qual seja o tratamento, é importante sempre ter cuidado com a alimentação do bebê ou criança. Assim como manter a manutenção da higiene bucal, evitando a proliferação de microrganismos na afta.

Agende uma consulta com o pediatra na Rio Norte Saúde!

Cuidar da saúde dos pequenos é um assunto sério. Por isso, agende uma consulta com o pediatra em Madureira! A Rio Norte Saúde é uma policlínica comprometida com os pacientes, prestando sempre um atendimento humanizado e seguindo todos os protocolos de saúde no combate ao coronavírus.