Ginecologia

Nutrição em Madureira

O profissional da Nutrição em Madureira tem sido cada vez mais procurado pelas pessoas que estão ganhando uma consciência maior sobre a importância da alimentação para uma boa qualidade de vida. O nutricionista, então, é o responsável por apoiar esse processo, dedicando-se à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação.

O que faz um nutricionista?

O nutricionista é o profissional da saúde que tem o objetivo de promover a educação alimentar e orientar o paciente sobre o que deve ser priorizado na alimentação e o que deve ser evitado. Para isso, ele estuda os alimentos e as reações que eles provocam no organismo, desenvolvendo ações no âmbito da atenção dietética e segurança alimentar. Assim, está apto a elaborar um planejamento que seja capaz de suprir a necessidade de nutrientes de cada indivíduo.

Ou seja, o profissional da Nutrição em Madureira avalia, diagnostica e faz o acompanhamento do estado nutricional de paciente e, a partir disso, elabora dietas conforme as necessidades do corpo de cada um. Desta forma, ele orienta a adquirir novos hábitos que contribuam para o alcance de seus objetivos. A educação alimentar ainda permite que o paciente possa fazer suas escolhas e montar seu próprio cardápio.

Por que procurar um profissional de nutrição?

É importante, antes de mais nada, saber que uma dieta saudável é fundamental para a saúde. Isso porque a alimentação é responsável por produzir energia, manter o calor do corpo, conduzir processos químicos e proteger de infecções. Além, é claro, de desenvolver, substituir e restaurar os tecidos e células do corpo.

Assim, é importante para que as pessoas possam realizar atividades cotidianas, tais como se movimentar, trabalhar e fazer a digestão da comida. Também auxilia no tratamento e prevenção de doenças, contribuindo para o bem-estar dos indivíduos.

Como é a consulta com o nutricionista?

A consulta é individual e nela o nutricionista irá medir o seu peso e altura, além do percentual de gordura e de massa. Ele também poderá solicitar exames laboratoriais para análise e fazer perguntas para conhecer o histórico familiar de doenças e os hábitos, rotina e estilo de vida.

Após obter esses dados e a partir do estado nutricional do paciente, o profissional da Nutrição em Madureira poderá elaborar um cardápio balanceado com a quantidade adequada de nutrientes para o seu organismo. Além de indicar o horário de cada refeição, o que deve ser evitado e outras informações. O objetivo da dieta pode ser tanto estético quanto para adequar a alimentação por conta de algum problema de saúde.

Quais exames podem ser solicitados pelo profissional da nutrição?

O nutricionista também está apto a solicitar exames para avaliar a saúde do paciente e garantir que a abordagem nutricional seja bem feita. Os exames laboratoriais que serão pedidos depende de cada caso, porém os mais comuns são para avaliar a tireoide, acompanhar anemia ou doenças endócrinas, renais, hepáticas e cardiovasculares, e carências específicas advindas de cirurgia bariátrica e/ou outras desordens.



Diferença entre nutricionista e nutrólogo

Tanto a Nutrição em Madureira quanto a nutrologia trabalham com questões ligadas à alimentação. Por conta disso, muitas pessoas confundem as duas profissões e, às vezes, não sabem a qual dos dois profissionais recorrer. As principais diferenças entre essas áreas são a graduação e os casos em que atuam.

O nutricionista tem uma graduação específica, que é a nutrição. Após se formar, já está apto para exercer a profissão, sendo o profissional mais indicado para prescrever dietas e planos alimentares quando o paciente não possui nenhum problema de saúde.

O nutrólogo, por outro lado, precisa se formar em medicina e, posteriormente, fazer uma especialização em nutrologia. Assim, ele pode diagnosticar e tratar problemas ou deficiências na alimentação, como diabetes e obesidade, que fazem com que o paciente ganhe ou perca peso. Dessa forma, ele também pode prescrever medicamentos, diferente do nutricionista.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Quando procurar um nutricionista

Ninguém quer colocar a própria saúde em risco e, por isso, é importante lembrar de nunca seguir uma dieta por conta própria. Independente se você teve indicação de algum amigo, viu recomendação na internet ou afins, isso pode ser extremamente prejudicial e, portanto, não é recomendado.

É necessário procurar um profissional da nutrição principalmente se você:

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato