Amamentação exclusiva: Porque é importante?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá Mamães,  para iniciar nosso contato nada melhor que falarmos sobre a amamentação ao seio.

O leite materno é o melhor, mais prático e barato alimento que podemos oferecer para nosso bebê.

Segundo a padronização, após inúmeros estudos realizados pela da Sociedade Americana e a Brasileira de Pediatria a amamentação exclusiva ao seio deve ser preconizada até os 6 meses de idade e associada a outros alimentos até os 2 anos de idade como fonte láctea principal.

Sempre que possível o recém nascido deve ser colocado no seio materno ainda em sua primeira hora de vida para que esse primeiro contato já estimule respostas hormonais tanto na mãe quanto no bebê e que vão ajudar e muito no sucesso da amamentação.

Sabemos que quase todas as mamães acham que não tem leite ou este não esta sendo suficiente e que o bebê esta passando fome.

Porém isso não acontece na grande maioria das vezes e basta apenas um pouco mais de orientação, de uma pega adequada e de apoio de todos os envolvidos sejam pediatras e enfermeiros, sejam os familiares e a paciência da própria puérpera para que tudo transcorra bem.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Realmente os primeiros dias não são fácies porém  vale a pena não desistir visto todos os comprovados benefícios do leite materno;

  • Ele tem todos os nutriente em quantidade adequada que o bebê precisa, inclusive água para os dias mais quentes, não sendo necessário nada mais.
  • Aleitamento materno protege contra a obesidade infantil e adulta
  • Pelo leite passam anticorpos, células de defesa, que protegem o bebe imaturo de inúmeras doenças
  • Nenhum leite artificial é capaz de se igualar completamente ao leite materno
  • A amamentação no seio ajuda ao retorno ao peso pré- gravídico, pois quando o bebê suga libera na mãe uma substância que contrai o útero materno ajudando-o a retornar a seu tamanho normal, diminui o  edema e se mantendo um alimentação adequada faz queimar calorias.

ATENÇÃO: o período da amamentação não é o momento de se iniciar nenhum tipo de dieta restritiva, pois ai sim pode se ter alterações na quantidade de produção do leite

  • Praticidade de ter o alimento adequado sempre na melhor temperatura, limpo, sem precisar de esterilizações.
  • Benefícios na fala e dentição.

Existem muitos outros benefícios, esses são os mais importantes, portanto mamães não deixem de considerar sempre como primeira opção a amamentação ao seio . E não se esqueçam que nos primeiros dias de vida em que as coisas não estiverem totalmente estabelecidas chupetas e mamadeiras são inimigos e não amigos de todo o  processo.

Está com duvidas?, contate seu pediatra sempre.

Dra. Ana Carolina Casaes
CRM RJ 52.870323

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra