Urologia em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

Urologia em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

A Urologia em Madureira é a especialidade que cuida da prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de problemas relacionados ao trato urinário masculino e feminino, bem como da genital dos homens. Para estar apto para tratar clínica e cirurgicamente destes problemas, o profissional precisa ter formação como médico e concluir duas especializações, que são as residências médicas, uma na área de cirurgia geral e outra em Urologia em Madureira. No total, são onze anos de estudo para adquirir a experiência necessária para atuar na área.

O que faz o médico urologista?

O urologista é o médico responsável por estudar e tratar as doenças que acometem o aparelho urinário. Isso inclui os órgãos como a bexiga urinária e os rins, além dos canais, como os ureteres e a uretra. Assim, tanto homens quanto mulheres podem procurar esse profissional quando ocorrer algum problema desse tipo.

Além disso, o especialista em Urologia em Madureira também está apto para cuidar do sistema reprodutor masculino. Ou seja, no caso dos homens, inclui também o pênis, a próstata, bolsa escrotal, ductos deferentes, epidídimos e vesículas seminais.

Quais são as doenças que a urologia trata?

Apesar dos profissionais especializados em Urologia em Madureira serem mais conhecidos pelo atendimento e cuidados com a saúde dos homens, eles também tratam de problemas que atingem o aparelho urinário feminino. Assim, existe uma grande variedade de doenças urológicas que acometem homens e mulheres de todas as idades e que são tratadas por esse médico. É o caso, por exemplo de:

Quando consultar um urologista?

O urologista deve ser procurado sempre que houver qualquer patologia relacionada ao trato urinário, independente do sexo e da idade do paciente. Esse profissional trata de homens, exclusivamente, apenas quando há doenças relativas à próstata ou ao sistema reprodutor masculino.

Dessa forma, deve-se agendar uma consulta sempre que apresentar sintomas como dificuldade para urinar, cólica renal, sangramento na urina, secreção uretral e outros. Homens com mais de 50 anos devem se consultar ao menos uma vez por ano, ainda que não apresentem nenhum sintoma. Essa visita ao urologista é bastante importante para avaliar a próstata, já que a incidência de câncer é maior em homens a partir dessa idade. Caso haja histórico familiar de câncer de próstata, o recomendado é que as consultas anuais aconteçam a partir dos 40 anos de idade.

Qual é a importância do check-up urológico?

Culturalmente, os homens acabam adiando a procura por auxílio médico para cuidar da saúde de modo preventivo. Isso não é recomendado, já que a prevenção é a melhor forma de manter a saúde em dia. Desta forma, é importante saber que o check-up é fundamental na detecção e prevenção de doenças urológicas. Ou seja, é algo que deve fazer parte do cotidiano dos pacientes, sejam eles homens ou mulheres.

O check-up urológico é um acompanhamento médico que permite avaliar o estado de saúde do paciente e prevenir o surgimento de patologias. Além disso, também possibilita o diagnóstico precoce de algumas delas. Assim, o check-up pode ser essencial para que haja maiores chances de eficiência do tratamento das doenças que acometem o sistema reprodutor masculino e o aparelho urinário.

Quais exames podem ser solicitados pelo urologista?

No processo de prevenir ou diagnosticar doenças que atingem o trato urinário ou o sistema reprodutor masculino, o urologista está apto para solicitar alguns exames. Entre eles, os mais comumente pedidos são os de sangue, que permitem avaliar alguns parâmetros bioquímicos, como ureia e creatinina. Além disso, exames de imagem também podem ser pedidos, incluindo ultrassom. Para os homens, o exame de próstata pode ser solicitado, bem como o espermograma para verificar a quantidade e qualidade de espermatozoides.

Mulheres também devem agendar consultas periódicas com o urologista!

A ginecologia e a obstetrícia são especialidades médicas que se dedicam ao estudo de problemas relacionados ao aparelho reprodutor feminino. Consequentemente, o ginecologista é muito conhecido como o “médico da mulher” e, por isso, muitas vezes as pacientes femininas esquecem ou não sabem que as patologias relativas ao sistema urinário são do escopo dos urologistas. Conforme dito anteriormente, as mulheres não só podem, como devem passar em consultas com um urologista periodicamente e ao sentir qualquer sintoma relacionado ao trato urinário.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Valor do exame:

R$ 95,00

Quais as diferenças entre a urologia e a proctologia?

Muitas pessoas acabam confundindo o campo de atuação dos médicos especializados em Urologia em Madureira e proctologia. Com isso, surgem dúvidas de qual médico deve ser consultado. O urologista é o médico responsável por cuidar das doenças que acometem o sistema urinário masculino e feminino, além do sistema reprodutor masculino. Desta forma, um dos exames que ele pode solicitar para avaliar o quadro de saúde do paciente, é o exame de próstata, que é realizado pelo proctologista. Além disso, o proctologista trabalha com doenças relativas ao intestino grosso, aparelho digestivo, reto e ânus, como hemorroidas, constipação do intestino e fístulas anais.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato