Dermatologia em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

Dermatologia em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

A dermatologia é a área da medicina responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de doenças que acometem o maior órgão do corpo humano: a pele. Essa especialidade ainda engloba as doenças que afetam o tecido subcutâneo e as mucosas, atuando em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele.

Um médico dermatologista, então, deve ser consultado para tratar de todas as enfermidades da pele e dos anexos cutâneos, que inclui o cabelo, pelos, unhas e mucosas, tais como boca, língua, lábios, gengiva e área genital. Esse especialista também pode orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele.

Quando devo procurar um dermatologista?

Um dermatologista deve ser consultado quando existe sinal de alguma doença evidente em crianças e adultos de ambos os sexos. Contudo, o médico especialista em pele também pode ser procurado em outros casos, como para identificar o seu tipo de pele ou recomendar os melhores cuidados para ela. Esse especialista ainda é indicado para as pessoas que buscam por soluções para problemas estéticos e/ou que querem melhorar a qualidade da pele.

Principais condições tratadas pela dermatologia

O trabalho desenvolvido por um dermatologista é bem amplo e inclui o tratamento de diversos problemas mais comuns, tais como manchas, micoses, espinhas, unhas quebradiças e quedas de cabelo. No entanto, não para por aí: são mais de 3 mil patologias que podem afetar a pele de pessoas de qualquer idade, desde crianças, até adultos e idosos. Entre elas:

  • Alergias;
  • Câncer de pele;
  • Dermatite;
  • Eczema;
  • Pintas;
  • Psoríase;
  • Vitiligo.


Como é o exame dermatológico e quais são os exames complementares?

O exame dermatológico é feito no consultório, não demora e é dividido em duas etapas, que são a anamnese, em que o dermatologista fará algumas perguntas, e o exame físico, em que as características da lesão serão observada. É através desses exames dermatológicos simples que é possível descobrir ou desconfiar de alguma doença. Outros exames complementares, contudo, podem ser pedidos pelo médico, quando o exame dermatológico não é suficiente para fechar um diagnóstico. São eles:

  • Teste de contato;
  • Testes cutâneos;
  • Imunoglobulina E;
  • Biópsia;
  • Luz de Wood.;

É essencial lembrar ainda sobre a importância de não deixar que os problemas surjam para procurar um dermatologista. O ideal e recomendado é sempre marcar uma consulta para receber orientações pertinentes e poder fazer exames de rotina.

Como escolher um dermatologista

Assim como com qualquer parte do corpo, o acompanhamento médico de rotina é a melhor forma de prevenção de doenças, mantendo a saúde da pele em dia. Para isso, entretanto, é fundamental contar com um profissional qualificado, buscando diagnósticos corretos e os melhores tratamentos possíveis. Além disso, existem intervenções que, apesar de serem aparentemente simples, podem causar danos permanentes se forem realizadas por uma pessoa sem capacitação.

Um dermatologista experiente e qualificado poderá fazer o diagnóstico preciso, precoce e correto de doenças e problemas de pele. Ao escolher um especialista, então, é importante buscar informações sobre o mesmo, atentando-se à formação. Deve-se observar se o médico concluiu a residência em Dermatologia, bem como a especialização reconhecida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Outro ponto importante é ser titular do Registro de Qualificação do Especialista (RQE), emitido pela Associação Médica Brasileira. Esse é o registro que comprova que o profissional se especializou em determinado assunto.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Como se preparar para a consulta

Muitas pessoas ao passarem em uma consulta com um dermatologista acabam esquecendo de relatar alguma queixa ou tirar todas as dúvidas. Por isso, o primeiro passo para se preparar para a consulta, é levantar as perguntas que você quer fazer e os problemas que quer conversar com o médico. Assim, você sairá do consultório sem nenhum questionamento!

O especialista em pele ainda pode fazer uma avaliação completa do seu corpo, observando possíveis manchas, estrias, verrugas e outros problemas. Mas, além disso, ele também pode avaliar suas unhas e rosto. Portanto, deixe as unhas livres de esmaltes e não use maquiagem no dia da consulta.

O que fazer após a consulta com o dermatologista?

Cuidar da pele é muito importante para a saúde e beleza dela. Por esse motivo, após a consulta com o dermatologista, procure fazer todos os exames pedidos e usar tanto os medicamentos quanto os dermocosméticos prescritos. Não se esqueça também de colocar em prática as dicas e cuidados recomendados pelo médico. Dessa forma, você garante o sucesso e eficiência do tratamento, bem como uma pele com saúde e aparência impecável!

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato