Principais perguntas e respostas sobre ultrassonografia

Tempo de leitura: 3 minutos

A ultrassonografia em madureira é um exame de imagem que produz imagens em tempo real de estruturas e órgãos dentro do corpo. Pode ser usado para fins profiláticos, diagnósticos ou de controle. É um tipo de exame muito usado em mulheres grávidas durante o atendimento pré-natal e é com esse exame que se descobre a quantidade de bebês e até mesmo o sexo dos fetos! Entre as vantagens do ultrassom está o fato de ser um método não invasivo de criação de imagens dinâmicas transversais ou tridimensionais sem o uso de radiação, ou seja, sem trazer nenhum mal para a mãe ou o bebê.

Ultrassonografia: o que é preciso saber?

Muito usado no mundo todo, o exame de ultrassonografia em madureira é realizado tanto para check-up como para ajudar no diagnóstico de doenças graves como o câncer. Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse exame, por isso separamos perguntas e respostas sobre a ultrassonografia. Confira:

Como esse exame é feito? Vai doer?

O exame consiste mover um pequeno dispositivo chamado transdutor sobre a pele, que emite ondas sonoras de alta frequência captadas como eco. Como cada estrutura de órgão e tecido possui uma densidade específica, os tempos de retorno dos ecos que passam por eles variam e são traduzidos na tela para criar uma imagem capturada pelo computador. Esse exame é totalmente indolor e não tem nenhum tipo de contraindicação.

Na gestação o ultrassom pode detectar doenças?

Sim! Existem muitos tipos de malformações que podem ser detectados por ultrassom. Os mais recorrentes são a hidrocefalia – isto é, um acúmulo de líquido cefalorraquidiano nas cavidades ventriculares do cérebro – e outros distúrbios do sistema nervoso central, bem como alguns tipos de defeitos cardíacos e a famosa síndrome de Down.

O que dá para ver na ultrassonografia de abdome total?

O teste avalia órgãos sólidos ou cheios de líquido porque o gás reflete as ondas de ultrassom, de modo que o estômago e os intestinos não são visíveis. Os órgãos são: pâncreas, aorta, fígado, vesícula biliar, rins, baço e bexiga (cheia). Uma ultrassonografia abdominal completa requer 4 horas de jejum, pois também vê a vesícula biliar, que deve estar vazia.

Quantos ultrassons fazer na gestação?

Não há regra sobre o número de exames de ultrassom durante a gravidez, mas seu médico normalmente pedirá pelo menos três, o que é pelo menos um por trimestre. Portanto, os exames podem ser realizados da seguinte forma:

  • 1º: entre 11 e 14 semanas (1º trimestre);
  • 2°: cerca de 20 semanas (2° trimestre);
  • 3°: de 34 a 37 semanas (3° trimestre).

Mesmo assim, o obstetra costuma solicitar mais de três ultrassons. Na maioria dos casos, isso não significa que haja suspeita de anormalidade, mas as imagens obtidas não eram claras o suficiente para avaliar todos os fatores necessários.

Faça seu ultrassom na Clínica Rio Norte Saúde

Atuando com equipe completa e experiente, temos toda estrutura para fazer exames de rotina, pré-natal e de diagnóstico de doenças. Agende agora mesmo seu ultrassom e faça