Ginecologia

Endocrinologia em Madureira

A Endocrinologia em Madureira é uma especialidade médica complexa e muito importante, pois ela cuida do funcionamento das glândulas do corpo humano, que são responsáveis por secretar e produzir diversos hormônios essenciais para o funcionamento do organismo. Entre as glândulas responsáveis por produzir hormônios estão: tireóide, hipotálamo, hipófise, gônadas, suprarrenais, pâncreas e paratireoides.

A especialidade da Endocrinologia em Madureira visa estudar, diagnosticar, tratar e prevenir problemas com hormônios e dessas glândulas, com a intenção de restabelecer o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo humano. A atuação do endocrinologista é extremamente vasta, já que os hormônios comandam quase todas as funções orgânicas do corpo humano. Inclusive, o mal funcionamento das glândulas secretoras de hormônios podem gerar doenças graves nas pessoas e esse médico é responsável por impedir essas desordens.

Quais as principais doenças tratadas por este especialista?

Por ser uma especialidade extensa, a Endocrinologia em Madureira trata muitas doenças. Entre as principais, estão: hipertireoidismo, hipotireoidismo, obesidade, diabetes, nódulos na tireoide, distúrbios menstruais, problemas de fertilidade, crescimento anormal de pelos, colesterol alto, ovários policísticos, menopausa, andropausa, osteoporose e mais.

Essas doenças estão presentes em uma grande quantidade de pessoas, portanto a importância em consultar um endocrinologista é grande, sendo esse médico o indicado para investigar problemas hormonais e seus sintomas, desde o início. Inclusive, o endocrinologista pode trabalhar em conjunto com nutrólogos, ginecologistas e outras especialidades, auxiliando no tratamento de doenças.

Outros sintomas como crescimento inadequado de crianças, distúrbios na puberdade, baixa estatura, estrias avermelhadas, ginecomastia, leite nas mamas (em homens ou em mulheres que não estão grávidas), crescimento anormal, dor nos ossos, osteoporose, fraqueza muscular e óssea também são sinais de problemas hormonais. Lembrando que crianças com baixa estatura podem ficar com esse problema permanentemente se não tiverem essa desordem atendida por um profissional.

Afinal, quando procurar por um endocrinologista?

Quando os hormônios estão em desordem, alguns sintomas podem ser percebidos como: queda de cabelos, aumento de peso, alterações no sono (insônia ou dormir demais), desenvolvimento sexual irregular, infertilidade, menstruação desregulada, unhas quebradiças, depressão, fadiga, cansaço, apetite alterado, pele ressecada, sede e mais. Qualquer um desses sintomas, sejam eles juntos ou não é sinal de que algo não está indo bem no organismo e procurar o especialista o quanto antes é o mais indicado, já que a desordem hormonal pode causar problemas maiores posteriormente.

Um grande exemplo de que problemas hormonais podem ser bem graves é o hipotireoidismo quando está em estado avançado pode causar depressão e até mesmo coma. O paciente pode sofrer danos irreparáveis e ter problemas sociais, no trabalho, na sua vida de modo geral.

O ideal é que mesmo sem ter nenhum desses sintomas, as pessoas vão pelo menos 1 vez ao ano ao endocrinologista, para fazer check-up anual e deixar a saúde em dia. Alguns problemas hormonais não apresentam sintomas logo no início, mas podem ser facilmente detectados pelo endocrinologista.

Obesidade

Pessoas que mesmo fazendo exercícios físicos, tendo hábitos de vida saudáveis e seguindo dietas não conseguem perder peso, são os principais pacientes que procuram endocrinologistas. Isso, porque a obesidade é uma doença multifatorial e os pacientes raramente associam as desordens hormonais com o grande ganho de peso nos últimos meses, por exemplo.

Dessa forma, só quando as outras modalidades de tratamento contra a obesidade não dão efeito, o paciente procura pela terapia hormonal, que muitas vezes pode ser a causa principal do problema.

Após um mês em média depois do início do tratamento, é feita uma nova consulta para reavaliar o peso e analisar se o tratamento está gerando resultados efetivos e de acordo com o esperado. Quando o paciente não consegue perder o peso necessário ou precisa perder mais de 30 kg, uma cirurgia bariátrica pode ser considerada.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Como é a consulta com esse especialista?

Para consultar o endocrinologista não é preciso fazer nenhum preparo, mas é necessário saber corretamente quais são todos os sintomas. O especialista em Endocrinologia em Madureira é um médico completamente detalhista. Na primeira consulta, ele irá perguntar o histórico de saúde do paciente completo, vai examinar o paciente, assim como pedirá alguns exames hormonais laboratoriais e se necessário exames de imagem, como o famoso ultrassom de tireoide ou a ressonância da suprarrenal.

Os principais exames laboratoriais pedidos por esse profissional são: T3, T4, TSH, colesterol LDL, colesterol HDL, ácido úrico, creatinina, uréia, TGO, TGP, glicemia, TSH, testosterona, progesterona, prolactina, estradiol e cortisol.

Esses exames junto com todas as considerações do médico, história do paciente, exame físico e de imagem são essenciais para o correto diagnóstico e investigação dos problemas hormonais que o paciente pode ter. Além disso, esses exames também são essenciais para avaliar a saúde do paciente de modo geral, afinal,os hormônios são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano em sua totalidade.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato