Teste de Apgar: o que é?

Tempo de leitura: 2 minutos

Teste de Apgar é essencial: funciona como um “teste” realizado no primeiro e no quinto minuto após o nascimento e avalia os cinco exames físicos do recém-nascido: frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus ​​muscular, irritabilidade reflexa e tônus ​​da pele. Cada parâmetro tem uma pontuação de 0, 1 ou 2. Como são 5 fatores, a pontuação final pode ser 10. 

 

Teste de Apgar: mais importante do que você imagina

O objetivo do teste é avaliar se o recém-nascido está imediatamente adaptado à vida fora do útero materno, afinal, ele é retirado de um ambiente onde pode receber tudo e não precisa respirar para o mundo com que terá de lidar. Os resultados de Apgar mostram como se adaptar e se os bebês precisam de ajuda! Entenda mais:

Como é medido o Teste de Apgar?

A frequência cardíaca é medida pela frequência cardíaca por minuto; a respiração é verificada pelo choro fraco ou violento; a tensão muscular é analisada pela flexibilidade e movimento das pernas sob certos estímulos, os reflexos podem ser percebidos com o bebê fazendo caretas, tossindo ou espirrando. E a cor da pele pode ser caracterizada como pálida, azulada ou rosada.

 

Entendendo a nota

Aproximadamente 90% dos recém-nascidos pontuam de 8 a 10, indicando que o bebê está em boas condições. Uma pontuação de 7 indica que o bebê tem uma leve dificuldade. De 4 a 6, representa dificuldade média e de 0 a 3 representa dificuldade severa.

 

 Nesse caso, o tratamento deve ser feito rapidamente para evitar a hipóxia, que é a causa da hipóxia. Normalmente, no primeiro minuto de avaliação, a pontuação é um ou dois pontos menor do que a pontuação registrada no quinto minuto. S

 

e o índice de Apgar for menor que 7 no quinto minuto de vida, o médico continuará calculando o índice a cada 5 minutos até 20 minutos.

 

O que acontece se o bebê tirar uma nota abaixo da média?

O fato de um recém-nascido não “obter” uma pontuação alta não significa que ele terá algum atraso no desenvolvimento ou será menos inteligente. Isso significa apenas que ele precisa de mais ajuda para se ajustar à vida fora do útero. 

 

É importante que o pediatra em madureira que acompanha o bebê conheça esses cuidados para entender a história do nascimento. Os resultados obtidos no primeiro e quinto minutos são registrados no “cartão da criança” e fornecidos aos pais na saída da sala de parto. 

 

O documento também deve conter peso e altura ao nascimento, desenvolvimento do bebê, complicações, procedimentos realizados, condições de alta e recomendações de cuidados domiciliares.

Pediatra é na Rio Norte Saúde

 

Aqui temos a seu dispor e do bebe toda a estrutura.  Aqui além de ter ao seu dispor ótimos clínicos gerais e pediatra em madureira, realizamos os ultrassons e outros exames para você ter um acompanhamento mais do que ideal da sua saúde e so seu filho. Agende agora.