Como se adaptar à menopausa?

Tempo de leitura: 3 minutos

A menopausa, assim como a menstruação, é uma condição quase obrigatória para as mulheres. Embora não haja uma data exata para que aconteça, é certo que aparecerá em quem atingir a maturidade. Ocorrendo com mais frequência na faixa dos 50 anos, a condição pode acarretar uma série de alterações, tanto externas quanto internas, que podem afetar diretamente a qualidade de vida das mulheres. De oscilações de humor a ondas de calor, podem ocorrer vários sintomas.

Menopausa: como passar por essa fase da melhor forma?

A menopausa é um período que a maioria das mulheres teme. Embora esta seja uma fase completamente natural, muitas vezes é temida, especialmente porque muito se ouve sobre os sintomas e doenças que surgem durante esse período. Mas se você está se aproximando ou chegando nesse período, não há necessidade de medo ou preocupação: é uma questão de adaptação, e pode ser mais simples do que você pensa. Inclusive, existem algumas dicas importantes para se adaptar a menopausa da melhor forma:

Trabalhar a mente e aceitação

Vivenciar o momento presente, aceitar as mudanças da vida como são, com resiliência e curiosidade, auto aceitação e compaixão por si e pelos outros, são estratégias que trazem benefícios cognitivos, concentração, foco e aumentam a felicidade ao longo do tempo. Aproveite todas as transformações para mudar sua rotina para melhor. Isso inclui parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas em excesso e seguir uma dieta mais equilibrada. Começar um novo hobby e focar nos exercícios (se ainda não estiver incluído no seu dia a dia) são atitudes que só vão te beneficiar!

A reposição hormonal pode ser uma aliada

Em alguns casos, se o seu médico recomendar, a reposição hormonal pode ser realizada para equilibrar seu estado hormonal, que muda drasticamente durante a menopausa. O tratamento neste contexto pode ser sintético ou natural, dependendo de cada caso. O objetivo aqui é minimizar os sintomas à medida que você os sente, garantindo melhor bem-estar e estabilidade.

Vida sexualmente ativa

Uma vida sexual ativa ajuda a manter a saúde vaginal e também garante uma boa auto-estima e satisfação pessoal. Claro, se sua libido diminuiu, vale a pena investir em opções e métodos para regular a situação com ajuda ginecológica. Seu prazer deve vir em primeiro lugar.

Conte com ajuda ginecológica

É importante consultar o seu médico regularmente ao longo da vida e na menopausa não seria diferente. Um ginecologista em madureira não só ajudará você a manter as coisas em ordem e certificar sua saúde, mas também a lidar com quaisquer sintomas que possam sair do controle. Se você acha que dores de cabeça, alterações de calor e de humor, ganho de peso ou qualquer outra condição são incômodas, converse com seu médico sobre um possível alívio.

Clínica Rio Norte Saúde

Com equipe completa e pronta para te atender, a Clínica Rio Norte Saúde tem toda a estrutura para te atender da melhor forma. Conte conosco. Temos uma equipe de ginecologista em madureira com grande atuação e experiência para acompanhar sua menopausa da melhor forma, atuando para minimizar sintomas e manter a qualidade de vida.