Ginecologia

Proctologista em Madureira - RJ

Proctologista é o especialista que diagnostica, trata, previne e estuda as doenças que acometem o cólon, reto e ânus, sendo chamado também de coloproctologista. Entre as principais doenças que atacam essas importantes regiões que fazem parte do final do sistema digestivo estão os tumores, hemorroidas e até mesmo constipação e os pólipos.

Algumas pessoas confundem a atuação do médico urologista e do proctologista, havendo uma grande dúvida que paira os pacientes: qual médico devo consultar? O urologista é responsável por tratar do sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino, podendo pedir o exame de próstata, que por sua vez é realizado pelo proctologista.

Quando consultar um proctologista?

O proctologista é o especialista que trata as doenças do cólon, reto e ânus. Sendo assim, qualquer alteração ou sinal que essas regiões apresentarem ele deve ser o especialista procurado para diagnosticar e tratar qualquer problema.

Entre os principais sintomas que indicam que algo está errado com a porção final do trato digestivo, pode-se citar: dificuldade para evacuar, constipação, diarreia por mais de 21 dias, dores constantes, cólicas, inchaço, sangramento anal, fezes com sangue, alterações no funcionamento do intestino e histórico de familiares com doenças hereditárias ou câncer. Sabe-se que a ocorrência de câncer retal na família é um fator de atenção.

Doenças mais graves como pólipos intestinais, síndrome do intestino irritável, doença de crohn, diverticulite e até mesmo câncer podem surgir com sintomas pequenos que vão se agravando ao longo dos anos. O diagnóstico correto e precoce é essencial para o prognóstico da doença e da facilidade de cura. Todas essas doenças citadas possuem tratamento, mas ele é dificultado grandemente quando essas doenças são descobertas em fases mais avançadas.

Como esse especialista atua?

Além dos exames de rotina clínicos, esse especialista realiza o famoso exame do toque retal, essencial para o diagnóstico do câncer colorretal e para avaliação de possíveis anormalidades que possam estar ocorrendo nessa porção final do reto. O proctologista também realiza exames de imagem, como a videocolonoscopia, onde um pequeno tubo, altamente maleável e com uma câmera na ponta analisa a situação interna do ânus. Esse exame pode parecer doloroso, mas não é e é feito com o paciente sob sedação, ou seja, durante todo o exame a pessoa fica desacordada.

Esse importante exame é usado para diagnosticar dezenas de anormalidades que podem estar presentes. Inclusive, durante esse exame podem ser feitas biópsias de massas estranhas, por exemplo.

Faça um check-up

Independente do sexo, idade e até mesmo seu histórico médico, somente um médico especialista pode diagnosticar, examinar e receitar tratamentos para doenças colorretais. Ao sinal de qualquer sintoma diferente no reto, ânus ou intestinos, é recomendado que o paciente vá procurar orientações médicas. A medicina e a cirurgia estão se reinventando sempre, trazendo novas técnicas e métodos de diagnóstico e tratamento inovadoras, tornando o diagnóstico de diversas doenças mais fácil e com menos dor, por exemplo. O paciente não precisa ter medo ou até mesmo vergonha de consultar esse especialista, pois problemas colorretais são sérios e devem ser tratados com um proctologista!

A maior porção de pacientes que procuram por um proctologista estão em busca de um diagnóstico para o câncer colorretal, um dos tipos de câncer que mais atacam homens em todo o mundo. É uma doença comum e que atinge milhares de pessoas todos os anos. Com um check-up anual, pessoas em grupo de risco podem acompanhar a saúde retal e assim prevenir o câncer, ou até mesmo começar o tratamento quando a doença está em sua fase inicial, onde os sintomas são mais raros.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Valor do exame:

R$ 95,00

Por que o proctologista é tão importante?

O proctologista é um médico detalhista que irá fazer uma análise completa do paciente e de seu histórico. Na primeira consulta são feitas perguntas sobre os sintomas, o início dos sinais, se existe hereditariedade na família, entre outros. Após esse questionário, pode ser necessário fazer o exame físico no paciente.

Durante a consulta com o proctologista, esse médico pode diagnosticar diversas doenças e até mesmo salvar a vida do paciente, compreendendo os sintomas e fazendo exames de ponta. Existem inúmeros sinais e sintomas de doenças graves que o proctologista analisa e que podem parecer inofensivos para o paciente, como cólica persistente.

Consultar o médico proctologista é essencial para manter a saúde em dia, como ter orientações essenciais para o bom funcionamento do cólon e a prevenção do câncer colorretal. Esse especialista faz exames, cirurgias e analisa o paciente, ou seja, é um profissional completo e preparado para fazer diversos procedimentos, exames e diagnósticos.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato