Ginecologia

Gastroenterologia

A gastroenterologia é uma das especialidades médicas mais importantes e procuradas por pacientes. Essa especialidade estuda, diagnostica, trata e previne doenças no estômago, esoôfago, vesícula biliar, fígado, pâncreas e todos os intestinos. Por ser uma especialidade que trata de muitos órgãos, os gastroenterologistas podem trabalhar em conjunto com outras especialidades, como por exemplo a patologia, que trata exclusivamente do fígado.

O que faz o gastroenterologista?

Após uma consulta médica completa, onde o médico irá ouvir as queixas do paciente e conhecer o histórico médico também, ele irá fazer anamnese e exame físico para chegar ao diagnóstico da doença em questão. Em grande parte dos casos, para que o médico tenha certeza do diagnóstico e do melhor tratamento a seguir, ele pode pedir exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e até mesmo tomografia. Assim que ele avalia os exames ele com certeza terá um diagnóstico e também indicará o melhor tratamento a ser feito.

Além de diagnosticar e tratar as doenças que acometem os órgãos envolvidos na digestão, o médico gastroenterologista também trabalha orientando os pacientes a prevenirem doenças digestivas, como por exemplo gastrite, refluxo, e úlceras, por exemplo. Inclusive, esse médico pode prescrever medicamentos e indicar métodos preventivos de doenças.

Além dessas ações, o médico gastroenterologista também está apto para fazer cirurgias no estômago, intestinos, fígado, entre outros. Desde pequenos procedimentos até cirurgias complexas também fazem parte do cotidiano desse especialista.

Quais as principais doenças que o gastroenterologista trata?

Por ser um médico especializado no tratamento de doenças que possam acometer o sistema digestivo, existem várias afecções que esse especialista pode tratar. Entre as principais doenças que ele trata estão a doença do refluxo gastroesofágico, gastrite, úlcera, pedra na vesícula, todos tipos de hepatite, cirrose, pancreatite, colite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença inflamatória intestinal, intolerância à lactose e hemorróidas. Além dessas doenças, o gastroenterologista também pode diagnosticar e auxiliar o oncologista no tratamento de qualquer tipo de câncer que possa acometer esses órgãos.

Pacientes com dores no estômago, trânsito intestinal alterado, com vômitos, mau hálito, arrotos frequentes e outros transtornos de digestão podem procurar esse especialista para encontrar respostas e soluções para esses problemas que afetam o cotidiano e até mesmo as refeições das pessoas.

A importância do sistema digestivo no corpo humano

Para que o corpo funcione perfeitamente, é necessário que ele seja abastecido com os melhores nutrientes e o sistema digestivo é que processa todos os alimentos, nutrientes, líquidos e sais minerais para que tudo funciona perfeitamente. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, o sistema digestivo não é formado apenas pelo estômago e intestinos. Ele, na verdade é um sistema complexo e depende de vários órgãos para trabalhar corretamente.

O sistema digestivo começa de fato na boca, com os dentes, língua, saliva, faringe e garganta. Isso é porque o primeiro contato com o alimento é pela boca e se estiver algo de errado logo no começo do sistema, podem haver outros problemas posteriores, já que se a comida não é bem mastigada pode gerar mais dificuldade do estômago digerir a comida e consequentemente podendo causar sintomas como flatulências, arrotos, dores e inchaços, por exemplo.

Sendo assim, o sistema digestivo é essencial para a nutrição do corpo, assim como para seu funcionamento, já que os órgãos que o compõe não só trabalham com a digestão. Por exemplo, o fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e é responsável por mais de 500 funções.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Como se preparar para a consulta?

A consulta com o especialista em gastroenterologia não exige nenhum preparo, já que não é feito nenhum exame que precise de jejum. Apenas quando esse médico pede algum exame como endoscopia ou colonoscopia é que é necessário fazer um preparo especial para a realização em si desses exames. Em uma consulta normal, ainda mais a primeira, o paciente não precisa se preparar.

Portanto, existem alguns pacientes que optam por anotar algumas perguntas e dúvidas, já que em uma primeira consulta podem surgir alguns questionamentos. As principais dúvidas que os pacientes têm em uma primeira consulta, são:


Para que a consulta com o gastroenterologista traga bons resultados, o paciente precisa ter em mente todos seus sintomas e alterações no seu sistema digestivo das últimas semanas, assim como explicar para o médico seus hábitos e quais alimentos está acostumado a comer frequentemente. Muitos problemas estomacais são graças a maus hábitos e alimentação desregulada, baseada na alta ingestão de frituras, condimentos, refrigerantes e molhos, por exemplo. O médico tendo ciência das atitudes do paciente poderá traçar melhor um diagnóstico e consequentemente o melhor tratamento.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato