Como identificar alergias no bebê?

Tempo de leitura: 2 minutos

A maternidade é especial e está marcada por descobertas e uma completa mudança no cotidiano da mãe que está conhecendo seu bebê. Um dos problemas que podem ocorrer são as alergias no bebê, que podem ser cutâneas, alimentares ou respiratórias, por exemplo. Entender os sintomas e descobrir o que está causando esse problema no bebê é essencial para evitar problemas maiores e até mesmo dificuldades para respirar, que podem ser graves dependendo do caso.

As alergias no bebê podem aparecer por diversos fatores: saiba investigar

Um sabão novo usado na roupa do bebê, uma comida nova introduzida no cardápio do bebê, contato com a poeira, pelos de animais e outros fatores considerados simples, podem na verdade, ser um grande causador de alergia no bebê, que pode apresentar sintomas diversos que algo não está bem com a saúde do pequeno. Conheça alguns sintomas importantes que indicam que o bebê está com alergia e atente-se para evitar a exposição do bebê a esses fatores, assim como a busca de um tratamento pediátrico em Madureira:

  • manchas avermelhadas na pele;
  • pele com textura diferente (descascando, úmida ou seca);
  • bolhas ou caroços na pele;
  • coceira;
  • tosse;
  • chiado no peito;
  • vômitos e diarreia;
  • nariz escorrendo;
  • espirros;
  • dificuldades para respirar.

Como identificar alergias nos bebês | Rio Norte Saúde

O que fazer ao perceber alguma reação alérgica no bebê?

A maioria das reações alérgicas no bebê geralmente são leves, mas é importante sempre ter toda a atenção para se certificar de que está tudo bem. Quadros alérgicos persistentes onde os pais não conseguem encontrar a causa são necessários de acompanhamento com especialista, assim como exames específicos precisam ser feitos.

Em quase todos os casos suspender o produto, alimento ou tirar a exposição de certo produto ou pó do bebê já resolve o problema. Mas existem algumas situações onde é necessário o uso de medicamentos como antialérgicos e corticóides para tratar, assim como controlar próximos quadros e os sintomas. Deve-se lembrar que apenas o especialista como o pediatra em Madureira e o alergista é que podem indicar ou suspender medicamentos nos bebês.

Tratar a alergia do bebê com atenção e bom senso é ideal para evitar pioras no quadro, assim como maiores problemas com medicamentos inadequados.

Conte com os especialistas da Rio Norte Saúde

São mais de 15 especialidades, incluindo Pediatria em Madureira, e diversos exames e consultas, destinadas a quem não possui plano de saúde, sempre com preços justos. Nosso atendimento é humanizado e de qualidade. Prezamos pela atenção, o cuidado e o carinho com nossos pacientes. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra