Diarreia em bebês: como identificar, principais causas e tratamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Para muitos pais e mães, principalmente de primeira viagem, pode ser difícil perceber quando algo está errado com seus filhos pequenos. Por isso, é extremamente importante consultar um pediatra em Madureira, caso haja necessidade, e ficar atento a qualquer sintoma que apareça. A diarreia em bebês, por exemplo, é uma das maneiras pelas quais o organismo da criança pode dizer que nem tudo está indo como deveria. 

Como identificar diarreia em bebês?

As fezes normais de um bebê são moles e soltas. E alguns evacuam com frequência, às vezes com todas as refeições. Por essas razões, você pode ter dificuldade em identificar um caso de diarreia infantil. Porém, é válido ressaltar que esse desarranjo intestinal não é caracterizado apenas pelas fezes líquidas.

Dessa forma, é importante observar e controlar os movimentos intestinais da criança, verificando se ocorre:

  • Aumento do número de fezes diárias;
  • Mais fezes líquidas do que o normal, com diminuição da sua consistência habitual;
  • Cor diferente do normal;
  • Cheiro mais forte;
  • Vazamento nas fraldas.

Além disso, o bebê pode ficar mais irritado do que o normal, recusar comida e apresentar outros sintomas, como febre e vômito.

Quais são as principais causas?

Na maioria das vezes, a diarreia em bebês é causada por vírus. Nestes casos, geralmente a criança apresenta outros sintomas também, como vômitos, febre e perda de apetite, que costumam durar alguns dias. A gastroenterite por rotavírus é o vírus mais comum em bebês menores de 1 ano, e a característica mais representativa nesses casos é a presença de diarreia intensa com cheiro de ovo estragado.

Alguns bebês também apresentam diarreia quando os dentes estão nascendo. Isso porque eles tendem a levar qualquer objeto ou as próprias mãos sujas à boca. Assim, aumentando a probabilidade de serem infectados por uma bactéria ou vírus. Além disso, algumas crianças podem ter diarreia se sofrerem de alergias alimentares, intolerância à lactose ou problemas intestinais. 

Outra causa de diarreia infantil é a infecção bacteriana, que geralmente é acompanhada por vômitos horas após a ingestão de alimentos contaminados. Ademais, embora com menos frequência, infecções parasitárias também podem causar esse desarranjo intestinal.

E como funciona o tratamento para diarreia infantil?

O tratamento para diarreia infantil depende, principalmente, da causa. Se for de origem viral, geralmente tende a desaparecer por conta própria após alguns dias. Mesmo assim, o pediatra em Madureira pode receitar o uso de medicamentos em forma de xarope para o alívio de febre e desconforto.

No caso de diarreia em bebês causada por uma bactéria, o médico pode prescrever o uso de antibióticos. Já se a causa for uma infecção parasitária, provavelmente será indicado o uso de antiparasitários. Além disso, é recomendado o uso de probióticos, sempre com prescrição médica, que ajudam a normalizar a flora bacteriana e melhorar a saúde do intestino do neném.

Outro ponto importante do tratamento é a hidratação. Isso porque bebês e crianças menores de 3 anos podem ficar rapidamente desidratados. Para aqueles que já passaram pela introdução alimentar, nestes casos, é essencial oferecer água, água de coco ou sucos naturais. Para os demais, podem ser administradas soluções de reidratação oral.

Consulte um pediatra em Madureira!

Independentemente de qual for a causa da diarreia em bebês, é muito importante procurar um pediatra em Madureira para evitar desidratação e deficiências nutricionais. Por isso, agende agora mesmo uma consulta! Na Rio Norte Saúde você pode cuidar da saúde do seu bebê com todo o conforto, segurança e comodidade. Para garantir isso, oferecemos consultas e exames no mesmo local, e seguimos todas as medidas de prevenção contra o coronavírus.