Saiba quais são as doenças mais comuns durante a gravidez

Tempo de leitura: 3 minutos

A gravidez é um período que requer acompanhamento médico contínuo, portanto, ao longo da gestação, a gestante segue um cronograma de consultas e exames chamados de pré-natal. O pré-natal é muito importante, para que diversos tipos de doenças sejam evitados ou tratados, protegendo a saúde da mãe e do bebê.

 

Doenças mais comuns na gravidez: entenda quais são e previna-se

É importante que as futuras mães prestem atenção a seus possíveis sintomas e os relatem ao obstetra. Na verdade, muitas manifestações físicas são fenômenos naturais da própria gravidez. Pés inchados, cãibras e náuseas na frente dos pés, hora de dormir cedo e excesso de trabalho frequente são as condições. Com isso em mente, introduzimos algumas doenças e sintomas durante a gravidez

 

Vaginose bacteriana

 As infecções vaginais causadas por alterações na flora vaginal podem ser facilmente tratadas com antibióticos, portanto, é muito importante consultar um ginecologista em madureira para determinar o problema e iniciar o tratamento adequado.

 

Infecção do trato urinário

Ocorre devido a mudanças no corpo da mulher, o que favorece o desenvolvimento de bactérias do trato urinário. O tratamento consiste em usar antibióticos, beber muita água, não urinar e não esvaziar completamente a bexiga toda vez que urinar.

 

Rubéola

É uma doença que pode causar deformidades em bebês, então o método ideal é vacinar as mulheres contra a doença cerca de um mês antes de tentar engravidar. Se uma mulher sofre de rubéola durante a gravidez, ela pode ser tratada com controle da febre, analgésicos, repouso e ingestão de líquidos, mas não há garantia de que o bebê não será infectado.

 

Citomegalovírus

Também conhecido como CMV, um vírus que pertence à mesma família do herpes, que pode causar febre, dor de garganta e inchaço abdominal. Não há cura para o citomegalovírus em mulheres grávidas, mas geralmente você pode iniciar o tratamento com medicamentos antivirais ou injeções de imunoglobulina prescritas pelo seu médico para prevenir a transmissão para o bebê.

 

Toxoplasmose

É uma doença transmitida por solo, comida, água e fezes de animais contaminados, que pode causar problemas aos bebês. O uso de antibióticos para tratamento reduz o risco de transmissão para bebês.

 

Tireoidite

É uma inflamação da glândula tireóide. Existem vários tipos. O tratamento deve ser dirigido por um médico, com o diagnóstico do tipo de glândula tireoide que apresenta.

 

Faça o seu pré-natal na Rio Norte Saúde!

O cuidado pré-natal pode levar à prevenção. Ele ajuda o médico a identificar pacientes que podem apresentar riscos durante a gravidez. Inclusive, caso surjam complicações, as visitas regulares ao médico ainda vão permitir que ele as identifique e trate mais rápido. 

 

Além disso, as consultas podem ser muito úteis para te preparar para a gravidez, já que é um momento cheio de mudanças e transformações. Ao procurar pelo médico para fazer o pré-natal, portanto, você consegue planejar a sua gravidez e tomar medidas para ter um bebê o mais saudável possível!