Como é feito o diagnóstico e tratamento de alergias em crianças?

Tempo de leitura: 3 minutos

Há cada vez mais casos de pessoas alérgicas, sendo as crianças as mais afetadas. Embora seja verdade que as alergias tenham um componente hereditário, também estão associadas a diversos outros fatores, incluindo a introdução precoce de alguns alimentos. No entanto, ainda existem diversas dúvidas sobre esse assunto. Pensando nisso, no artigo de hoje da Rio Norte Saúde você vai descobrir mais sobre alergias em crianças. Portanto, continue a leitura!

Alergias em crianças: quais são os principais tipos?

Sim, os pequenos podem desenvolver alergias a qualquer substância ao longo da vida. Elas são causadas pelo próprio corpo como uma rejeição de algo de que não gostam. Dito isso, as alergias em crianças podem ser divididas em 4 tipos, sendo eles:

Alergias respiratórias

Congestão, espirros, coceira no nariz ou ranho não são apenas sintomas do resfriado. Pelo contrário, também podem ser sinais de uma alergia respiratória! E a principal causa são os ácaros, presentes em bichos de pelúcia, brinquedos, lençóis, tapetes ou até mesmo em roupas armazenadas por muito tempo.

Alergias oculares

É caracterizada por inflamação, coceira, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos. Muitas dessas alergias são respostas a alérgenos transportados pelo ar, como poeira, pêlos de animais, mofo, fumaça e principalmente pólen.

Alergias dermatológicas

Geralmente são gerados por sabonetes, xampus ou tecidos principalmente e se caracterizam pela ardência e vermelhidão que geram na pele. Neste caso, recomendamos o uso de sabonetes neutros que ajudam a pele do bebê e evitam reações devido aos componentes naturais que contém.

Alergias alimentares

Nos primeiros seis meses de vida, é difícil para as alergias alimentares em crianças aparecerem, já que a dieta é exclusivamente com leite materno. No entanto, podem surgir se a criança necessitar prematuramente do leite em pó e se tornar ainda mais evidente após a introdução alimentar.

Por isso, é recomendado que você introduza novos alimentos na dieta do bebê de maneira gradativa. Dessa forma, consegue observar se esses alimentos não geram efeitos colaterais negativos, para poder identificar uma alergia em tempo hábil.

pediatra-madureira

Como é feito o diagnóstico?

Se a criança espirra muito, seus olhos e nariz coçam com frequência, faz barulho ao respirar ou se sente mal depois de comer determinado alimento, é importante procurar um pediatra em Madureira. Esse médico fará um exame físico e diversas perguntas sobre a saúde do paciente, incluindo sobre seu histórico médico e uma descrição dos sintomas apresentados.

Além disso, ele também pode solicitar uma série de exames, como o de reação cutânea e de sangue, por exemplo. O diagnóstico, então, será feito com base no resultado dos exames, nos sintomas apresentados e no histórico médico da criança.

Caso seja necessário, o pediatra ainda pode encaminhar a criança a um alergista em Madureira, que é o médico especializado em ajudar pessoas com alergias.

E como funciona o tratamento?

Antes de falar sobre como funciona o tratamento de alergias em crianças, vale ressaltar que as alergias não têm cura, mas podem ser controladas se for identificada a causa que as gerou. Por isso, quatro diretrizes são seguidas para o tratamento:

  • Evitar ou minimizar a exposição a alérgenos
  • Usar medicamentos apropriados prescritos pelo alergista ou pediatra em Madureira;
  • Avaliar a possibilidade de uso de vacinas com alérgenos envolvidos;
  • Educar e ensinar o paciente, bem como as pessoas que o cercam e cuidam dele;
  • Manter a higiene em casa;
  • Manter os animais de estimação longe do quarto da criança;
  • Eliminar objetos que possam conter ácaros, como cortinas, tapetes, lençóis, etc.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Quer saber se o seu filho é alérgico? Consultar o pediatra em Madureira é a melhor forma de descobrir. Portanto, agende uma consulta agora mesmo na Rio Norte Saúde! Lembre-se que diagnosticar e tratar alergias em crianças é fundamental para a saúde dos pequenos!