Saiba tudo sobre o ultrassom transvaginal

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem de procedimento simples. Também chamado de ultrassonografia endovaginal ou intravaginal, é um exame de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência para os órgãos reprodutivos da mulher, como útero, trompas de falópio, ovários, colo do útero e vagina.

O exame não é invasivo e permite que tenha imagens muito mais nítidas do que aquelas que são fornecidas por um ultrassom abdominal, já que o fundo da vagina possui um contato mais próximo com as estruturas do sistema reprodutivo feminino. Dessa forma, o diagnóstico do médico é feito com mais facilidade e precisão. 

Ultrassom transvaginal: como é feito

Já trajando as roupas adequadas, fornecidas pela clínica que vai realizar o exame, a mulher deve se deitar, deixar as pernas entreabertas e dobrar os joelhos, ficando na chamada posição ginecológica. 

O ginecologista irá inserir uma sonda ou transdutor dentro do canal vaginal. Essa sonda precisa ser introduzida com um preservativo e um gel, que facilita sua passagem pela vagina.

A função desta sonda é transmitir ondas sonoras de alta frequência. Essas ondas irão formar as imagens em alta definição das estruturas pélvicas, e as gerarão em tempo geral para um monitor, que permite o diagnóstico do especialista. É normal que, durante esse processo, uma leve pressão seja sentida pela mulher no local.

Como parte do procedimento, o médico manipula a sonda em movimentos circulares dentro do canal vaginal, para obter uma visão ampla nas imagens dos órgãos do sistema reprodutivo que serão geradas. As imagens são entregues para a paciente levar ao ginecologista ou obstetra de sua preferência. 

Como se preparar para o ultrassom transvaginal

A preparação para esse tipo de exame é muito simples. Como já mencionado anteriormente, trata-se de um procedimento básico, portanto, os cuidados que devem ser tomados também seguem essa linha.

É preciso estar trajando roupas específicas para fazer o exame, o que é obrigação da clínica fornecer para a mulher. Além disso, dependendo da orientação do médico, será necessário que a bexiga da paciente esteja vazia ou levemente cheia, dependendo do caso.

Uma bexiga parcialmente cheia pode ajudar na obtenção das imagens, pois ela ajuda a levantar os intestinos, o que permite uma imagem mais clara das estruturas pélvicas.

Recomenda-se também que não se faça o exame durante o período de menstruação. No entanto, caso não seja possível aguardar o período passar, o procedimento pode ser feito durante o ciclo menstrual.

Conte com a Rio Norte Saúde

Contando com uma vasta variedade de exames ginecológicos, como o ultrassom transvaginal, a Rio Norte Saúde possui toda a estrutura necessária e os melhores profissionais para cuidar da sua saúde íntima.

São mais de 15 especialidades e diversos exames e consultas, destinadas a quem não possui plano de saúde, sempre com preços justos. Nosso atendimento é humanizado e de qualidade. Prezamos pela atenção, o cuidado e o carinho com nossos pacientes. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!