Quando ir ao ginecologista?

Tempo de leitura: 5 minutos

A ginecologia é uma área da medicina que cuida da saúde das mamas e do sistema reprodutor feminino, que é composto por ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva. Por se tratar de uma especialidade voltada para a saúde das mulheres, é comum que surjam algumas dúvidas, como por exemplo quando ir ao ginecologista.

Sinais que indicam que é hora de ir ao ginecologista

Além das visitas regulares ao ginecologista em madureira, é importante agendar uma consulta sempre que observar alguma alteração em seu próprio corpo ou apresentar um sintoma diferente. Confira alguns dos sinais que indicam que é preciso ir ao ginecologista:

Corrimento amarelo ou com mau cheiro

Ter corrimento é algo normal. Contudo, deve-se ficar atento caso esse corrimento seja amarelo, esverdeado ou tenha um mau cheiro. Isso porque essas alterações podem ser sintomas de alguma infecção, tais como clamídia, gonorreia e vaginose. Junto da coloração e do cheiro, é comum que a paciente também apresente coceira na vagina e dor ao urinar.

Nestes casos, é fundamental ir ao ginecologista em madureira, para que o médico possa solicitar os exames necessários, que geralmente são o papanicolau ou a ecografia ginecológica, para analisar o caso e fechar um diagnóstico correto. Assim, é possível escolher a melhor forma de tratamento. De forma geral, são utilizados antibióticos em comprimidos ou pomadas.

Menstruação atrasada

Muitas mulheres acabam sofrendo com atrasos menstruais, mas acabam não ligando para isso e acham que é algo normal. Contudo, se você não menstrua faz mais de 60 dias e o teste de gravidez deu negativo, é hora de ir ao ginecologista em madureira. O atraso da menstruação pode ocorrer por diversos motivos, por exemplo quando a mulher deixa de tomar a pílula anticoncepcional ou quando está estressada. Contudo, também pode indicar que a mulher desenvolveu problemas no aparelho reprodutor, como por exemplo os casos mais comuns são de endometriose e ovários policísticos.

Sangramento fora da menstruação

Geralmente, o sangramento fora do período menstrual não indica nenhum problema de saúde grave. Além disso, é comum ocorrer depois de um exame ginecológico, quando a mulher faz a mudança de método anticoncepcional e até para mulheres que ficam durante muito tempo tomando a mesma pílula anticoncepcional. Mas, além disso, esse sangramento também pode indicar a presença de pólipos no útero e gravidez. Por isso, ir ao ginecologista em madureira avaliar as causas do sangramento fora do período menstrual é muito importante.

Dor ao urinar

A dor ao urinar, além de ser bastante incômodo, é um dos principais sintomas da infecção urinária, um problema que é bastante comum para as mulheres. Outros sintomas que também podem ser sentidos são vontade constante de ir ao banheiro e urina escura ou com sangue. Normalmente, o tratamento é feito com antibióticos prescritos pelo médico.

Dor durante a relação sexual

Uma boa parte das mulheres não buscam auxílio médico quando sentem algum sintoma durante a relação sexual, pois isso ainda é considerado um tabu. Contudo, existe mais de uma causa possível para a dor durante a relação sexual. As mais comuns, são a falta de lubrificação da vagina ou a diminuição da libido. Entretanto, essa dor também pode surgir em casos de vaginismo e infecções urinárias, sendo mais frequente no período pós-parto e na menopausa. Para tratar essa dor, o ginecologista em madureira pode prescrever antibióticos e ainda indicar a realização de alguns exercícios e o uso de lubrificantes.

Ao ir no ginecologista em madureira, quais exames podem ser solicitados?

De forma geral, o recomendado é ir ao ginecologista em madureira pelo menos uma vez por ano, para realizar um check-up periodicamente. Ou seja, realizar exames de diagnóstico preventivos. Alguns dos exames que podem ser solicitados pelo ginecologista em madureira são:

  • Papanicolau: através desse exame é possível identificar precocemente alterações no útero, avaliando se há alguma infecção vaginal que possa se transformar em câncer de colo de útero;
  • Exame das mamas: durante a consulta, pode ser realizado o exame de toque nas mamas, para analisar se existe algum nódulo ou alteração. Mas, além disso, de forma complementar, pode ser solicitado uma mamografia, a fim de examinar se há a presença de tumores ou nódulos no local.
  • Ultrassom transvaginal: o aparelho de ultrassom é inserido no canal vaginal, estando protegido com uma camisinha e com um lubrificante e, através das imagens produzidas por esse exame, é possível confirmar uma possível gravidez, além de diagnosticar diversos problemas da região pélvica, como infecções, cistos, câncer e até mesmo uma gravidez ectópica.
  • Exame de sangue: esse exame pode ser solicitado pelo ginecologista em madureira para avaliar o quadro de saúde das pacientes de forma geral, observando principalmente os níveis de hormônio no corpo.
  • Quando agendar a primeira consulta com o ginecologista?

Ir ao ginecologista em madureira pela primeira vez muitas vezes soa constrangedor para a maioria das meninas e suas respectivas mães, tias, avós ou responsáveis. Contudo, esse tema é bem importante e as mulheres que estiverem ao redor da criança ou adolescente devem tratar o assunto com toda a naturalidade que ele merece.

O recomendado é que a primeira consulta seja marcada para logo depois da primeira menstruação, o que pode variar em cada caso, mas geralmente ocorre entre os 9 e 15 anos de idade. O ginecologista em madureira irá fazer diversas perguntas, para entender se há cólica, dor nas mamas ou algum outro sintoma, além de estar apto para esclarecer dúvidas e explicar sobre o período menstrual para a paciente.

Conte com os especialistas da Rio Norte Saúde

A Rio Norte Saúde possui um corpo clínico especializado, para oferecer diversos exames e consultas com qualidade e preços justos. E o melhor: tudo isso em um só lugar para a sua comodidade. Agende a sua consulta agora mesmo!