Implanon: quem usa pode menstruar?

Tempo de leitura: 3 minutos

É verdade que a menstruação é desconfortável em muitos casos. Por isso, algumas mulheres que estão procurando por métodos contraceptivos eficazes, desejam escolher uma alternativa que pare os sangramentos. Outras, no entanto, possuem períodos mais leves ou acreditam que o melhor a se fazer é não interromper o período. Qualquer que seja o seu caso, se você já considerou fazer a inserção de implanon em Madureira, talvez esteja se perguntando, será que quem usa implanon pode menstruar

Então, quem usa implanon pode menstruar? 

O implanon é um dispositivo anticoncepcional de longa duração do tamanho de um palito de fósforo. Consiste em uma pequena e fina haste de plástico, que é inserida sob a pele na parte superior do braço, e libera progesterona para evitar a gravidez. Esse é um hormônio que:

  • Engrossa o muco cervical, fazendo com que o esperma seja impedido de fertilizar o óvulo;
  • Interrompe a ovulação, assim não há óvulo para o espermatozóide fertilizar.

Dessa forma, é um método contraceptivo altamente eficaz, mas pode ter alguns efeitos colaterais que podem incluir alterações nos seus períodos, bem como seios sensíveis e alterações de humor, por exemplo. Sua interferência no ciclo menstrual, no entanto, nos leva a fazer muitas perguntas, como: quem usa implanon pode menstruar?

Bom, a verdade é que sim, um dos efeitos colaterais do implante subdérmico é que ele pode ter um efeito no seu ciclo menstrual. Embora isso não seja algo para se preocupar, é definitivamente algo a considerar antes de optar por esta forma de contracepção. 

Muitas mulheres experimentam alterações menstruais, tornando-se mais leves, mais pesadas, mais longas, irregulares ou, após muito tempo de uso, parando completamente (também conhecida como amenorreia).

Principalmente no início, o sangramento costuma ser mais irregular. O corpo está se ajustando a esse dispositivo anticoncepcional e aos hormônios que recebe através dele, então, geralmente, ocorre o sangramento mais leve. Em alguns casos, porém, pode ser mais intenso.

Mas, além de ser normal que a sua menstruação não diminua ou seja bem mais leve, dependendo do seu organismo, também pode ocorrer, e é normal, que ela não desça. Afinal, estamos falando de um método contraceptivo hormonal e que, portanto, tem seus efeitos colaterais em nosso ciclo.

Se eu não quiser menstruar, devo fazer a inserção de implanon em Madureira?

Embora seja normal que o sangramento fique bem mais leve a ponto de nem precisar usar absorvente direito, ou pare completamente, nem sempre é isso o que acontece. Por esse motivo, é importante ter em mente que fazer a inserção de implanon em Madureira não é sinônimo de se despedir da menstruação.

De maneira geral, porém, se você costuma ter sintomas como cólicas, sangramento intenso e passar muitos dias menstruada, o implanon pode ser uma boa opção. Isso porque costuma reduzir a dor, a duração do sangramento e até a frequência com que a menstruação vem.

Inserção de Implanon em Madureira: agende o seu procedimento na Rio Norte Saúde!

Saber se quem usa implanon pode menstruar é uma informação muito importante para quem deseja utilizar esse implante como método contraceptivo. Por isso, agora que você já sabe a resposta, agende o seu procedimento de inserção de Implanon em Madureira!