Além do ultrassom, quais outros exames são indicados na gravidez?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para prevenir, tratar ou descartar possíveis doenças da mãe ou do filho, muito se fala sobre a importância da ultrassonografia para as gestantes. No entanto, existem diversos outros exames que devem ser realizados durante a gravidez e são igualmente fundamentais para avaliar a saúde tanto da grávida quanto do bebê. Eles também fazem parte do pré-natal e podem ser solicitados pelo seu obstetra em Madureira.

Confira quais são os exames que devem ser realizados durante a gravidez

Os protocolos atuais de monitoramento da gravidez incluem uma série de exames médicos solicitados pelo obstetra em Madureira que permitem que qualquer complicação seja detectada e corrigida o mais rápido possível. Através deles, portanto, é possível identificar se há alguma alteração relacionada com o bebê ou se existem riscos durante a gravidez ou no momento do parto. 

Dito isso, os principais exames que devem ser realizados durante a gravidez e vão além das ultrassonografias são:

Hemograma

Esse exame é realizado com o propósito de avaliar as informações sobre as células sanguíneas da gestante, como as hemácias e as plaquetas. Além, é claro, dos leucócitos, que são as células de defesa do organismo.

Dessa forma, com base nos resultados do hemograma, o seu obstetra em Madureira pode verificar se há infecções e quaisquer sinais de anemia, por exemplo. E, caso seja necessário, ele poderá indicar o uso de suplementos.

Tipo sanguíneo e fator Rh

Esse exame de sangue é solicitado pelo médico como parte do pré-natal porque serve para verificar o grupo sanguíneo da gestante e o fator Rh, se é positivo ou negativo. A sua realização é importante, uma vez que se o fator Rh da mãe for negativo e do bebê positivo, quando o sangue da mãe entrar em contato com o do bebê, seu sistema imune produzirá anticorpos contra ele. 

Como resultado, isso pode causar, em uma segunda gravidez, doença hemolítica do recém-nascido. Portanto, é importante que o exame de tipo sanguíneo e fator Rh seja feito ainda no primeiro trimestre da gestação. Assim, caso seja necessário, medidas preventivas podem ser tomadas para evitar uma resposta imunológica excessiva.

Confira quais são os exames que devem ser realizados durante a gravidez

Exame da curva glicêmica

Mais um dos exames que devem ser realizados durante a gravidez, o TOTG, também conhecido como exame da curva glicêmica, deve ser feito para verificar se você corre o risco de desenvolver diabetes gestacional. 

É fundamental que ele seja feito tanto no primeiro quanto no segundo trimestre de gestação. Além disso, é repetido para monitorar o tratamento e o controle da diabetes, caso a mãe já tenha sido diagnosticada.

Exames para identificar infecções

Existem algumas infecções causadas por bactérias, parasitas ou vírus que podem interferir no desenvolvimento do bebê ou serem transmitidas para ele na hora do parto. Por isso, é fundamental realizar exames para identificar infecções como, por exemplo:

  • HIV;
  • Sífilis;
  • Rubéola;
  • Toxoplasmose;
  • Hepatite B e C;
  • Citomegalovírus.

Exame de urina e urocultura

O exame de urina também pode ser solicitado pelo seu obstetra em Madureira. O objetivo aqui é identificar a infecção urinária, que costuma acometer bastante gestantes durante a gravidez. 

Juntamente com ele, o médico ainda indica a realização de urocultura. Isso ocorre sobretudo se a mulher relata sintomas de infecção. Afinal, a partir desse exame é possível identificar qual o microrganismo responsável pela infecção, o que faz com que seja possível que o médico indique o melhor tratamento.

Obstetra em Madureira: Inicie ou dê continuidade ao seu pré-natal na Rio Norte Saúde

Cuidar da saúde e realizar o pré-natal é algo muito importante. Pensando nisso, a Rio Norte Saúde segue todos os protocolos de segurança para conter a propagação do coronavírus. Dessa forma, continua oferecendo consultas com mais de 15 especialidades, incluindo o obstetra em Madureira, e diversos exames que devem ser realizados durante a gravidez. Portanto, agende agora mesmo uma consulta!