O que pode causar as dores de cabeça constantes?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A dor de cabeça pode se manifestar de várias formas, atacando diversos pontos da cabeça. A cefaleia é considerada a mais comum delas, com dores que atacam regiões ao redor dos olhos.

A cefaleia primária é dor que ocorre por si só, e diversos motivos podem ocasioná-la. No entanto, também há a chamada cefaleia secundária, que aparece um sintoma de uma doença que está iminente. Sinusite e gripe são exemplos comuns de causadores da cefaleia secundária.

Quando a dor é constante na região da testa ou na parte frontal da cabeça, são sinais de que trata-se de uma enxaqueca. A dor nessa situação é latejante e costuma durar até 3 dias, demorando mais para passar do que uma cefaleia primária.

Dor de cabeça: quais as principais causas

Hábitos e condições do cotidiano tem forte influência na ação desse mal que assola uma grande parte das pessoas. Entre os diversos tipos de dores de cabeça, veja o que podem ser os seus causadores:

Estresse

O corpo costuma reagir ao estresse com cores de cabeça, devido ao cansaço físico e mental que o cotidiano pode proporcionar. Como resposta, são liberados hormônios como cortisol e adrenalina, que aceleram a frequência cardíaca. Os vasos que irrigam a cabeça sofrem diminuição de seu diâmetro, o que causa a dor.

Calor

Temperaturas elevadas contribuem para a desidratação e desequilibram o processo de entrada e saída de potássio e sódio das células. Devido a isso, os vasos sanguíneos dilatam, inclusive os que ficam na cabeça. 

Alimentação

Bons hábitos alimentares ajudam a prevenir dores e doenças em geral, e com a dor de cabeça não é diferente. O hábito de ficar muitas horas sem comer, por exemplo, é um causador das dores de cabeça. A falta de alimentação por muitas horas abaixa os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Para compensar, o corpo libera adrenalina, que suprime os vasos sanguíneos da cabeça e ocasiona a dor.

Alimentos de função estimulante, como café, refrigerantes e chocolates, também possuem substâncias que podem liberar hormônios que irão causar dor.

Dormir mal

Reações do corpo a um sono desregulado quase sempre resultam em dores ou doenças. As dores de cabeça fazem parte disso. Dormir mal diminui a produção de um hormônio chamado melatonina, que é responsável por produzir analgésicos naturais no seu corpo, ajudando a evitar sintomas de dor.  

Poucas horas de sono também facilitam para que a pessoa sofra com estresse e atrapalha o metabolismo, deixando o corpo mais suscetível quando uma dor de cabeça resolver atacar.

Conte com a Rio Norte Saúde para cuidar de você

Oferecemos uma grande variedade de exames e consultas a um preço justo, para ajudar quem não possui plano de saúde. A Rio Norte possui toda a estrutura para cuidar não só de você, mas de toda a sua família. São mais de 15 especialidades e os melhores profissionais da área. Nosso atendimento é guiado pela atenção e carinho com o paciente. Agende já uma consulta!