O que não comer na gravidez?

Tempo de leitura: 3 minutos

Cuidados especiais devem ser tomados com os alimentos durante a gravidez, pois diferentes alimentos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e a saúde da gravidez. Além de substâncias tóxicas como álcool e excesso de açúcar, alimentos como peixe cru, frutas e legumes mal lavados devem ser evitados, pois podem estar contaminados com microorganismos que afetam o bebê e saúda mãe de forma geral. 

É importante se atentar com o que é ingerido

Apesar dessa dica parecer óbvia, na gravidez ela precisa ser intensificada: tudo que a futura mãe ingere, deve ser observado e limpo corretamente, além do fato que a comida precisa estar em bom estado e se estiver guardada na geladeira, por exemplo, precisa estar bem conservada. Conheça quais alimentos devem ser excluídos durante a gravidez e atente-se:

Alimentos mal cozidos ou crus

Alimentos que possuem baixo ou nenhum cozimento, seja o sushi ou um bife levemente cru, devem ser evitados, pois podem estar contaminados com bactérias que podem causar aborto espontâneo e parto prematuro, ou doenças como a cisticercose, que podem afetar o sistema nervoso e fazer mal para o corpo tanto da mãe como do bebê. Apesar de não ser muito comum esses problemas, é melhor evitar.

Bebida alcoólica

Além de alimentos que não podem ser ingeridos durante a gravidez, também existem bebidas que devem ser evitadas durante o período de gestação e aleitamento. Bebidas alcoólicas são apenas alguns exemplos. O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez está diretamente relacionado ao parto prematuro, bebês com baixo peso, malformações fetais e retardo mental.

Alimentos não pasteurizados

Leites e queijos vindos direto de fábrica podem parecer saudáveis e com menos conservantes, mas na verdade apresentam um perigo real para as futuras mamães. Esses produtos contêm um grande número de bactérias que causam infecções intestinais, diarréia e mal-estar. Portanto, você sempre deve consumir leite pasteurizado ou leite UHT, que é tratado a temperaturas elevadas para eliminar microorganismos que podem estar presentes nos alimentos. Inclusive, a ingestão de leite e queijo é importante para a mulher, porém, devem ser pasteurizados.

 

Frutas e saladas sem higienização correta

Frutas e legumes mal lavados são uma fonte de contaminação devido à toxoplasmose, que pode causar aborto, nascimentos prematuros, malformações e outros problemas. Portanto, todos os vegetais devem ser lavados bem antes do consumo e evitar comer vegetais crus fora de casa.

 

Ovo cru ou receitas que o possuem

O ovo é um alimento rico em vitamina A, ferro, cálcio, vitamina B12 e vitamina E. Trabalha fortemente, aumentando a resistência a infecções e fortalecendo unhas, cabelos e dentes. No entanto, as matérias-primas consumidas representam um risco de contaminação por salmonelas. Portanto, este é um dos pratos que devem ser evitados durante a gravidez, especialmente em receitas como maionese caseira.

Ginecologista em madureira

Precisa de mais informações sobre o que fazer e não fazer durante a gestação? Marque uma consulta com um de nossos ginecologistas em madureira e tire todas suas dúvidas. Uma gestação saudável é o primeiro passo para um parto saudável. Fale conosco!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra