O que saber antes de começar a tomar pílula anticoncepcional

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Usado para prevenir a gravidez, a pílula anticoncepcional é um método acessível e bastante usado por mulheres hoje em dia. O medicamento diminui drasticamente as chances de engravidar, pois dificulta a passagem dos espermatozoides até o óvulo, além de impedir o amadurecimento do óvulo e sua saída do ovário, se usada corretamente.  

É preciso, no entanto, que a mulher siga rigorosamente o uso, pois os efeitos só são garantidos caso a rotina de ingestão dos comprimidos seja seguida a risca. A dosagem, a frequência e a até o horário de uso devem ser minuciosamente obedecidos. 

Como usar a pílula anticoncepcional?

Recomenda-se sempre que, ao se usar pela primeira vez, a mulher procure um especialista que irá auxiliar no uso, orientando sobre método e dosagem que precisam ser aplicadas. No geral, deve-se iniciar a tomar no primeiro dia de menstruação e então seguir tomando todos os dias durante os dias indicados na cartela. Existem cartelas de 21, 24 e 28 dias. 

Para garantir o efeito completo da pílula, é importante que a mulher faça o uso conforme instruções médicas, ou seja, não esqueça de tomar nenhum dia, tome sempre no mesmo horário, e sempre na dosagem correta.  

Qual a eficácia?

A pílula anticoncepcional, se aplicada corretamente, apresenta um grau bastante alto de eficácia. A taxa de gravidez para quem usa o medicamento seguindo todas as instruções médicas é de 0,2%. A porcentagem tem leve aumento em casos de uso irregular dos comprimidos. Lembrando que não existe método contraceptivo com 100% de eficácia. Nem mesmo o uso de preservativos durante a relação sexual, por exemplo.

Quais são os benefícios? 

Além do já mencionado benefício de ter grande efeito para prevenir uma gravidez, o uso da pílula anticoncepcional pode trazer outros resultados que agregam na qualidade de vida da mulher. Veja a seguir quais são eles:

  • Regulação do ciclo menstrual;
  • Diminuição da frequência e da intensidade das cólicas menstruais;
  • Diminuição da incidência do câncer de ovário, cistos de ovário e doença inflamatória pélvica;
  • Fácil retorno à fertilidade após interrupção do uso;
  • Pode ser usada durante amamentação (minipílula).

Quais são os efeitos colaterais? 

Os efeitos colaterais do uso não são iguais para todas as mulheres, e apenas uma parte deles podem se manifestar. Em determinados casos, podem nem mesmo aparecer. Alguns dos efeitos colaterais que podem aparecer devido ao uso da pílula anticoncepcional são:

  •  Náuseas;
  • Alterações no humor;
  • Nervosismo;
  • Leve ganho de peso;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Dor de cabeça leve;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Espinhas.

Conte com a Rio Norte Saúde

Sua saúde é prioridade pra nós. Somos completos e acessíveis para você cuidar da saúde. Conte com nossos ginecologistas e nossos exames de rotina de ponta para poder escolher o melhor método anticoncepcional. Confira nossos pacotes de exames e conheça nossos especialistas. Que tal agendar uma consulta em nosso site?

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra