Quando ir ao endocrinologista em madureira?

Tempo de leitura: 3 minutos

O endocrinologista em madureira é o melhor especialista em doenças como a obesidade. Muitas pessoas não sabem que esse profissional também é indicado para outros tratamentos, assim como os que ocorrem na tireóide, menstruação irregular e até mesmo a diabetes! Conhecer mais sobre essa especialidade, assim como as doenças e sintomas que esse médico trata é essencial na hora de procurar ajuda.

O que faz o endocrinologista?

Endocrinologia é a especialidade médica que trata os hormônios do nosso organismo (substâncias químicas que regulam quase todas as funções do corpo). Não é errado afirmar que o médico Endocrinologista em madureira tem um campo de atuação bastante vasto. Para citar algumas doenças comumente diagnosticadas por ele, pode-se mencionar a obesidade, osteoporose, andropausa, diabetes, distúrbios da puberdade e distúrbios menstruais. Saiba mais sobre essa especialidade, confira!

Quais sintomas indicam problemas hormonais?

Um dos principais motivos para ir ao endocrinologista em madureira é sentir algum sintoma relacionado a problema hormonal. É importante lembrar que nem todos os sintomas gerados por problemas hormonais são sempre causados por essa fonte. Sendo assim, conheça alguns dos principais sintomas relacionados a problemas hormonais e atente-se:

  • Aumento ou perda de peso brusca;
  • Alterações no sono, seja insônia ou dormir mais que o normal;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas fracas e quebradiças;
  • Alterações no intestino, como prisão de ventre ou diarreia;
  • Alterações no humor, como depressão;
  • Pressão alta e palpitações;
  • Desconforto no pescoço (problema na tireoide);
  • Esquecimento, dificuldade de se concentrar;
  • Letargia e cansaço extremo;
  • Perda de desejo sexual;
  • Problemas na menstruação, como atrasos ou mudança de ciclo (no caso de mulheres).

Quais exames esse médico solicita?

Para saber se órgãos essenciais como por exemplo a tireoide, pâncreas e as gônadas sexuais estão trabalhando corretamente, assim como para avaliar o corpo como um todo e o ritmo dos hormônios, o endocrinologista em madureira geralmente solicita exames de sangue como: PSA, prolactina, cortisol, TSH, T3, T4, glicemia, hormônio do crescimento, colesterol, progesterona, testosterona, entre outros.

Outros exames, como os de imagem também são pedidos, como o ultrassom de tireoide, ressonância da hipófise e tomografia das suprarrenais.

Endocrinologista para tratar obesidade

A maioria dos casos de obesidade é causada por uma dieta inadequada ou falta de exercício. Acontece que algumas pessoas podem ter um distúrbio hormonal, o que impede delas perderem peso. Nesse caso, o endocrinologista em madureira realizará os testes necessários para descobrir por que seu corpo “não está funcionando adequadamente”. Inclusive, alguns casos de obesidade apresentam uma melhora sensível ao usar os medicamentos adequados para a regulação hormonal.

Conte com os endocrinologistas da Rio Norte Saúde em Madureira

Com muitos anos de experiência, estrutura completa e possibilidade de fazer diversos exames e procedimentos dentro da clínica, a sua família inteira pode contar com a Rio Norte Saúde. Inclusive, temos endocrinologistas de alto padrão e experiência, mais do que preparados para atender pessoas de todas as idades, investigando, tratando e curando diversos problemas endócrinos que possam ocorrer.

Aproveite e agende agora mesmo uma consulta com um de nossos especialistas. Se tiver dúvidas, não se preocupe, nossos atendentes irão falar com você e esclarecer todas e possíveis dúvidas.