Qual a diferença entre eletrocardiograma e ecocardiograma?

Tempo de leitura: 2 minutos

A saúde é um dos recursos mais valiosos que temos, por isso é importante cuidar dela e fazer seus exames de rotina. 

Eletrocardiograma e ecocardiograma: exames essenciais

Entre os exames necessários para uma avaliação médica completa estão o ecocardiograma e o eletrocardiograma em madureira. Mas você sabe a diferença entre eles? Confira nesse artigo.

Afinal, o que é ecocardiograma?

O eletrocardiograma em madureira é uma técnica que avalia, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho e válvulas, por meio de imagens obtidas pelo próprio equipamento. 

Através da técnica Doppler, é possível identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas. Sendo assim, trata-se de um exame não invasivo, entretanto, este exame é muito preciso para avaliar o músculo cardíaco, as valvas e o fluxo sanguíneo. 

 

Este resultado é mais detalhado do que os obtidos em um raio X, afinal trata-se de um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência, criando imagens unidimensionais, bidimensionais e até mesmo em 3D.

 

Por tratar-se de um exame que não apresenta efeitos colaterais, de custo relativamente baixo e de fácil operacionalidade e transporte, o ecocardiograma tem grande destaque na cardiologia moderna.

E o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma em madureira (ECG), é um exame feito para avaliar as atividades elétricas do coração, observando, o ritmo, a quantidade e a velocidade de suas batidas, a partir de eletrodos fixados na pele. Esta técnica é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio das células musculares cardíacas. O aparelho de ECG digital, registra a atividade elétrica captada na pele do paciente que é produzida em cada batida do coração.

 

O ECG é o exame responsável por detectar condições como arritmias, taquicardias e bradicardias. Entretanto, ele é apenas o início da investigação de qualquer doença cardíaca. 

 

O eletrocardiograma em madureira é muito simples. Neste ponto, o dispositivo irá registrar todas as mudanças elétricas no coração, permitindo gerar uma imagem linear de ondas que possuem significado clínico específico que apenas um especialista na técnica pode entender. Neste ponto, o paciente irá deitar-se de costas. O médico colocará eletrodos em suas pernas, braços e tórax para captar os estímulos elétricos.

Afinal, quais as diferenças?

A principal diferença entre eletrocardiograma em madureira e ecocardiograma é que o eletrocardiograma é um exame focado e registrar as variações dos potenciais elétricos produzidos pela atividade elétrica do coração, enquanto que o ecocardiograma examina a estrutura e o funcionamento do coração através de ultrassonografia.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Com estrutura completa, possibilidade de consultas e exames no mesmo lugar, e uma equipe completa a seu dispor, a Rio Norte Saúde é uma clínica que presta um atendimento humanizado para você e sua família. Aproveite para fazer seus exames do coração, por que não agenda agora? Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos especialistas em Madureira.