Quais problemas causam atraso na menstruação?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um atraso na menstruação nem sempre é um sinal de gravidez, porque outras situações como estresse excessivo, emoções muito fortes, alterações hormonais e até consumo excessivo de cafeína ou bebidas alcoólicas podem levar ao atraso da menstruação! Em geral, esse atraso menstrual pode durar de 1, 2, 3 ou 5 dias a 1 a 2 meses, sendo recomendado consultar um médico se a menstruação atrasar mais de 3 meses para que a causa possa ser identificada.

Se não é gravidez, o que pode ser?

Se a menstruação estiver atrasada e a mulher já fez pelo menos 2 testes de gravidez no último mês, com um intervalo de 7 dias entre os testes e o resultado for negativo, é muito provável que não seja uma gravidez e o atraso da menstruação possa ser devido a outras situações. Afinal, se o atraso não foi gerado pela gravidez, o que pode estar causando? Confira algumas possibilidades:

Dietas extremamente restritivas

Algumas dietas muito restritivas podem levar a mudanças hormonais que por sua vez causam alterações na menstruação. Além disso, reduzir a quantidade de nutrientes faz com que o corpo use uma pequena quantidade de nutrientes para funções mais importantes, o que pode se refletir em atrasos ou até na falta de menstruação!

Problemas no sistema reprodutor

Alterações no sistema reprodutivo, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou presença de miomas uterinos no útero, também podem causar alterações nos hormônios sexuais femininos, o que pode levar a alterações na menstruação.

Estresse

O estresse pode afetar a regulação hormonal do hipotálamo no cérebro, levando a alterações na menstruação. Algumas dessas situações podem levar à amenorréia por mais de 3 meses (amenorréia), caso em que é recomendável consultar um médico. Descubra outras causas que podem levar ao atraso da menstruação.

Doenças hormonais

O hipotálamo e a hipófise são glândulas localizadas no cérebro responsáveis ​​pela regulação dos hormônios sexuais. Doenças que causam alterações nessas glândulas podem levar a flutuações do ciclo, com consequentes atrasos ou menstruação precoce. 

 

Medicamentos

Determinados medicamentos podem causar alterações no ciclo menstrual da mulher. Até mesmo as pílulas anticoncepcionais podem causar atrasos mesmo depois de suspendidas. É importante investigar essa questão também.

 

Doenças variadas

Algumas doenças podem causar um atraso na menstruação, mesmo que indiretamente, simplesmente pelo fato do paciente estar se recuperando. Não precisa ser uma doença grave, como um ataque cardíaco, tuberculose ou hepatite. Vírus comuns, como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalite, podem ser suficientes para interromper seu ciclo menstrual, adiando seu período por vários dias.

 

Marque consulta com ginecologista em madureira

Na Rio Norte Saúde você conta com diversos ginecologistas em madureira experientes, que irão te ajudar a investigar o que está causando o atraso na menstruação. Se for preciso fazer exames de imagem e de sangue, você também pode fazer na clínica. 

Aproveite para entrar em contato conosco hoje mesmo, tirar suas dúvidas e agendar a sua consulta! Estamos disponíveis para te atender da melhor forma, mantendo sua saúde em dia.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra