Razões pelas quais seu estômago dói

Tempo de leitura: 3 minutos

Em algum momento ou outro, todo mundo já experimentou algum tipo de dor de estômago. Assim, não é novidade nenhuma que ela costuma ser bastante desconfortável ​​e até mesmo, às vezes, incrivelmente dolorosa. Contudo, também pode ter muitas causas diferentes, o que influencia no método de tratamento mais indicado. 

Em muitos casos, essa dor pode desaparecer após um tempo ou ser facilmente tratada com o uso de medicamentos. No entanto, a dor de estômago intensa e contínua pode refletir um grande problema que envolve ainda outros órgãos. 

Por isso, em alguns casos, dependendo da gravidade e da duração de seus sintomas, é extremamente importante consultar um gastroenterologista em Madureira.

Por que meu estômago dói?

Essa é uma pergunta que, provavelmente, a maioria dos gastroenterologistas em Madureira já escutou. Inclusive, a dor de estômago é um dos principais sintomas relatados pelos pacientes que agendam uma consulta com esses especialistas.

Entretanto, não é tão fácil assim respondê-la. Isso porque as pessoas às vezes descrevem uma dor que se estende por toda a área do abdômen e pode não estar diretamente relacionada ao estômago.

De qualquer forma, aqui estão alguns motivos pelos quais você pode estar sofrendo de dor de estômago:

Dor de estômago repentina

Em alguns casos, a dor de estômago surge de repente. Ela pode durar pouco, ir e vir ou aparecer apenas depois de você comer. Algumas causas para isso incluem:

  • Excessos: se você comer muito, poderá sentir inchaço e distensão estomacais a ponto de causar desconforto e dor de estômago;
  • Ingerir alguns alimentos: alimentos como, por exemplo, o feijão contêm açúcares que são mais difíceis de digerir e desencadeiam a produção de gás e levam ao inchaço e distensão. Consequentemente, você pode sentir dor de estômago;
  • Gastroenterite viral: os sintomas aparecem repentinamente e incluem dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia;
  • Inflamação de outro órgão: sempre que um órgão do trato digestivo está inflamado, ele pode doer. Mas, às vezes, o estômago é o primeiro a sentir. Assim, a inflamação do pâncreas ou do apêndice, por exemplo, podem ser interpretadas como dor de estômago.

Dor crônica

As dores crônicas podem ir e vir, mas não desaparecem por muito tempo. As principais causas da dor de estômago crônica são:

  • Úlcera: Ter uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago causa dor e queimação, especialmente quando você não está comendo;
  • Cálculo biliar: essas pequenas “pedras” que se formam na vesícula biliar podem causar dor de estômago em alguns casos;
  • Síndrome do intestino irritável: os sintomas incluem dor abdominal, cólicas, distensão abdominal, gases, muco nas fezes, diarréia e constipação.

Agende uma consulta com um gastroenterologista em Madureira

Quase todo mundo em um momento ou outro vai ter uma dor de estômago. A maioria das causas não é motivo para preocupação, e o médico pode diagnosticar e tratar o problema facilmente. Às vezes, porém, pode ser um sinal de uma doença grave que requer maior atenção.

Justamente por isso, é fundamental agendar uma consulta com um gastroenterologista em Madureira. Somente este especialista poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. 

E, visando o seu conforto e a sua saúde, a Rio Norte Saúde é uma clínica médica que oferece exames e consultas com mais de 15 especialidades em um mesmo local. Com atendimento individual e humanizado, o nosso corpo clínico está preparado para te atender. Agende agora mesmo uma consulta com o gastroenterologista em Madureira!