Por que ir ao cardiologista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Em algum momento, todos terão que visitar um cardiologista em madureira para verificar a saúde do coração e garantir que tudo esteja bem com esse importante órgão. No entanto, muitos ainda não sabem com que frequência procurar um cardiologista em madureira e até mesmo quando começar a se consultar o cardiologista!

Quando ir ao cardiologista?

O ideal é ir ao cardiologista em madureira ao sentir algum sintoma relacionado ao coração ou a circulação. Porém, apesar dos sintomas, manter o check-up em dia também é essencial. Afinal, quais são os principais sintomas que o coração ou o sistema circulatório apresentam quando algo não está bem? Além disso, você conhece os principais problemas que atacam o coração? Confira!

Qual frequência consultar o cardiologista?

Para detectar as doenças cardiovasculares mais comuns, como arritmia, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco, é importante consultar um cardiologista em madureira assim que os primeiros sintomas aparecerem ou pelo menos uma vez por ano! As pessoas que se envolvem em atividades esportivas intensas também precisam avaliar sua condição cardíaca de antemão, mesmo aquelas que nunca tiveram problemas cardíacos e não tinham familiares com histórico de doença cardíaca.

Arritmia

Arritmia é uma situação caracterizada por um batimento cardíaco irregular, ou seja, o coração pode bater mais devagar ou mais rápido que o normal e pode ou não alterar o desempenho e a função do coração, colocando em risco a vida da pessoa.

Insuficiência cardíaca

No caso de insuficiência cardíaca, o coração tem dificuldade em bombear sangue adequadamente para o corpo, gerando sintomas como fadiga excessiva e inchaço das pernas no final do dia.

Infarto

Um ataque cardíaco, também conhecido como ataque cardíaco, que é uma das doenças cardiovasculares mais comuns, é caracterizado pela morte celular em parte do coração, geralmente devido à falta de sangue nesse órgão.

Principais sintomas de problemas no coração

O coração pode apresentar muitos sintomas quando está com algum problema. Entre os mais comuns e que devem ser motivo do paciente procurar ajuda, pode-se citar:

    • fadiga ou esgotamento;
    • roncos frequentes;
    • desmaios ou perda de consciência;
    • dores no pescoço;
    • inchaços, principalmente nos pés;
    • tosse noturna;
    • fazer xixi mais que o normal, principalmente durante a noite;
    • sangramento nas gengivas;
    • suor constante;
    • extremidades constantemente frias;
    • ganho de peso rápido (por causa da retenção de líquido)

É importante salientar que apresentar esses sintomas não significa que você tem alguma cardiopatia, mas devem ser investigados.

Como manter a saúde do coração em dia?

Os praticantes de esportes, que seguem um estilo de vida saudável, exercitam-se regularmente e fazem uma dieta equilibrada, controlando o estresse e monitorando fatores de risco, como hereditariedade e doenças crônicas (incluindo obesidade e tabagismo), bem como a devida atenção, sinais e sintomas são fundamentais para a saúde cardiovascular!

Conte com os cardiologistas da Rio Norte Saúde em Madureira

Com estrutura completa, possibilidade de fazer exames e uma equipe completa a seu dispor, a Rio Norte Saúde é uma clínica ideal para atender você e sua família completa. Está com suspeita de algum problema cardíaco? Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos cardiologistas em madureira.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra