Check-up pós-covid: por que é importante e quem deve fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Mais de um ano depois do início da pandemia do coronavírus, ainda existem muitas dúvidas sobre a mutação genética do vírus, sua transmissibilidade, o tratamento e também sobre o período pós-infecção. Dessa forma, mesmo quem teve a doença e já se recuperou precisa de acompanhamento com diferentes especialidades médicas e deve realizar um check-up pós-covid.

O angiologista em Madureira, por exemplo, é um dos médicos que devem ser consultados como parte da realização desse check-up. Isso porque os problemas vasculares estão entre os fatores de risco do novo coronavírus e a angiologia é justamente a especialidade que cuida dos vasos do sistema circulatório e linfático, das artérias e das veias do corpo humano. 

Qual a importância do check-up pós-covid?

A COVID-19 é uma doença sistêmica, que desencadeia processos inflamatórios por diversos órgãos do corpo. Porém, o período pós-infecção segue sendo um pouco misterioso e, consequentemente, os males causados em pacientes que já se recuperaram da doença ainda estão sendo desvendados e requerem atenção especial dos serviços médicos.

Contudo, já se sabe que fadiga persistente, trombose, falta de memória, arritmia, perda de olfato e de paladar são alguns exemplos de sequelas que podem continuar a acometer o dia a dia de quem foi diagnosticado com coronavírus e se recuperou.

Dessa forma, os cuidados não devem ser encerrados após o fim dos sintomas. Afinal, mesmo depois que o vírus deixa o organismo, cerca de metade dos infectados relatam uma ou mais das sequelas posteriores, sejam as mencionadas anteriormente ou outras, que podem ser espalhadas por órgãos como o coração, pulmão, rins e cérebro por meses. 

Quem deve fazer o check-up?

É sempre aconselhável consultar um especialista após passar pela COVID-19, especialmente se você tiver fatores de risco cardiovascular, pulmonar ou hematológico, ou outros sintomas como cansaço, fadiga, dor no peito ou palpitações.

É válido ressaltar, ainda, que as sequelas podem acometer, inclusive, pessoas que apresentaram a forma mais leve da doença. 

Assim, o check-up pós-covid é essencial para garantir um cuidado integral com a saúde até mesmo para jovens sem fatores de risco, com sintomas leves e/ou assintomáticos. Isso porque eles também podem desenvolver alguns sintomas que devem ser monitorados.

O papel do angiologista em Madureira no check-up pós-covid

Indivíduos infectados pelo novo coronavírus podem apresentar distúrbios de coagulação em várias partes do corpo, o que aumenta o risco de trombose. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, cerca de 470 angiologistas e cirurgiões vasculares, associados da entidade, foram entrevistados. Entre eles, 39% relataram ter atendido pelo menos um paciente infectado pela COVID-19 que apresentou um quadro de trombose venosa ou embolia. 

Enquanto alguns desses pacientes foram acometidos durante a infecção, outros casos ocorreram até 45 dias depois do diagnóstico inicial. O maior número de atendimentos está na faixa etária de 40 a 60 anos, ou seja, os idosos infectados não foram os mais afetados pela trombose. 

Assim, é recomendado que pacientes, sejam eles idosos ou não, que tenham ou não histórico de doenças vasculares façam o acompanhamento e o check-up pós-covid com um angiologista em Madureira.

E, independente de doenças prévias, caso o paciente apresente sintomas de trombose, como dor, inchaço e mutação de cor e temperatura, principalmente das pernas, pés, braços e mãos, durante ou após se recuperar do coronavírus, é importante que procure um médico imediatamente.

O angiologista em Madureira poderá fazer algumas perguntas ao paciente, avaliar os sintomas, fechar o diagnóstico, monitorar a doença e, ainda, escolher o tratamento para trombose mais adequado para cada caso. Além, é claro, de solicitar exames, como a ultrassonografia com doppler, a dosagem sanguínea do dímero D, entre outros.

Outras especialidades e exames

Geralmente, o clínico geral pode ser o primeiro médico a ser consultado por pacientes que se recuperaram da COVID-19. Ele poderá solicitar alguns exames iniciais e, caso necessário, encaminhar para outras especialidades, como angiologia, cardiologia, neurologia e outras.

Os exames que serão solicitados dependem muito do quadro de cada paciente e se ele apresenta alguma sequela ou não. No geral, quem teve sintomas leves deve fazer exames clínicos e laboratoriais, como o hemograma completo. 

Já nos casos moderados, exames de imagem podem ser solicitados, como ecografias, ecocardiogramas ou tomografias. Para casos mais graves, vai depender se há alguma comorbidade ou não.

Cuide da sua saúde, agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

Agora que você já sabe a importância do check-up pós-covid, agende agora mesmo a sua consulta com o angiologista em Madureira ou com outros médicos. Na Rio Norte Saúde, estamos seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus divulgadas pelos órgãos de saúde competentes. Dessa forma, você tem à sua disposição diversos exames e especialidades para tomar todos os cuidados pós-infecção. Entre em contato e saiba mais!