Quando consultar um dermatologista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Manchas e rugas são problemas de pele muito comuns. Mas, existem milhares de doenças que podem afetar a pele. Algumas delas causam sintomas leves, já outras podem ser mais sérias e interferir na vida cotidiana. Vermelhidão, coceira, dor, erupções cutâneas e pus são sinais de que você precisa consultar um dermatologista em Madureira, que é o médico especializado na saúde da pele, do cabelo e das unhas.

Quais condições de pele o dermatologista em Madureira pode tratar?

Um dermatologista desempenha um papel importante para diagnosticar, tratar e controlar vários problemas de pele, incluindo:

Acne

Embora seja comum entre adolescentes, a acne pode ser contraída em qualquer idade. Essa é uma doença de pele bastante comum que causa várias manchas no rosto, inclusive espinhas, cravos e cistos profundos. Frequentemente, eles se formam porque as glândulas sebáceas da pele produzem em excesso uma substância chamada sebo que obstrui os poros. Além do rosto, ela também pode aparecer no pescoço, costas, tórax e ombros. E, sem tratamento adequado, pode deixar cicatrizes permanentes.

Existem alguns produtos que não precisam de prescrição médica, contudo, mesmo assim, é importante pedir a opinião de um médico. Não é nenhuma vergonha consultar um dermatologista para ajudá-lo a lidar com essa condição de pele. Esse especialista também pode ser consultado caso o tratamento sem prescrição não tenha funcionado, a fim de determinar que tipo de tratamento prescrito seria mais eficaz para sua acne e estilo de vida.

Eczema

Eczema é o nome que se dá a um amplo grupo de patologias que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. É uma inflamação aguda ou crônica na pele, que pode ser muito desconfortável e emocionalmente angustiante. Geralmente, causa vermelhidão, inchaço, secura e coceira na pele, podendo ser o resultado de uma alergia. É uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento indicado pelo dermatologista em Madureira.

Essa inflamação, embora possa acontecer em todas as idades, é mais comum afetar crianças e bebês. Alguns dos tipos mais comuns de eczema são dermatite de contato, dermatite atópica e dermatite numular. Os dermatologistas podem diagnosticar o eczema com certos testes e um exame de pele, além de prescrever medicamentos e/ou cremes para aliviar a condição. Mas o cuidado adequado da pele também é importante.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica inflamatória da pele, autoimune, não contagiosa e sem cura. Decorre de um problema com o sistema imunológico e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas. Pode coçar e causar dor. Geralmente, aparecem nos cotovelos, joelhos, pernas, rosto e couro cabeludo. Em alguns casos, também podem aparecer na planta dos pés, nas unhas, nos órgãos genitais e até a boca.

A extensão da doença varia de pequenas lesões localizadas até o comprometimento de toda a pele. Por isso, se você está lutando para controlar a psoríase, pode ser hora de marcar uma consulta com seu dermatologista.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde

Embora às vezes seja subestimada por muitas pessoas, a saúde da sua pele também merece os cuidados adequados! Agende uma consulta com o dermatologista em Madureira. A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa e preparada para atender você e toda a sua família com mais de 15 especialidades e diversos tipos de exames.