O que esperar durante a menopausa?

Tempo de leitura: 2 minutos

A menopausa é o fim dos ciclos menstruais da mulher. Geralmente começa entre 45 e 55 anos, mas pode se desenvolver antes ou depois dessa faixa etária. Costuma ser considerada, por muitas mulheres, como uma transição para uma nova fase da vida e um período de liberação. No entanto, alterações hormonais e outros fatores envolvidos podem causar desconforto. Por isso, é importante ter o acompanhamento médico de um ginecologista em Madureira.

 

Quais são os sintomas da menopausa?

A experiência da menopausa de cada mulher é única. A maioria delas, quando se aproxima desse período, apresentam sensações repentinas de calor que se espalham pela parte superior do corpo, geralmente com rubor e suor, além de períodos irregulares, secura vaginal, seios doloridos, dificuldades para dormir, mudanças emocionais e outros sinais. Já na menopausa os sintomas geralmente incluem:

 

  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Dores nas articulações e músculos;
  • Ganho de peso;
  • Perda de cabelo;
  • Mudanças na libido.

 

Condições que afetam a saúde do ovário, como câncer ou histerectomia, ou certas opções de estilo de vida, como fumar, tendem a aumentar a gravidade e a duração dos sintomas.

 

O que acontece durante a menopausa?

A menopausa é a fase da vida que se segue ao fim dos ciclos menstruais, e cada mulher pode experimentá-la de maneiras diferentes. Mas, de forma geral, pode durar vários anos e tem três fases:

 

  • Perimenopausa: é o tempo de transição que começa antes da menopausa e inclui os 12 meses que se seguem à última menstruação da mulher;
  • Menopausa: começa 12 meses após o último período ou quando a menstruação parou por um motivo clínico, como a remoção dos ovários;
  • Pós-menopausa: refere-se aos anos após a menopausa, embora possa ser difícil saber quando a menopausa terminou e a pós-menopausa começa.

 

Por que a menopausa ocorre?

A menopausa é um processo natural que ocorre à medida que os ovários envelhecem e produzem menos hormônios reprodutivos. O corpo começa a sofrer várias mudanças em resposta aos níveis mais baixos de estrogênio, progesterona, testosterona, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH). 

 

Uma das mudanças mais notáveis ​​é a perda de folículos ovarianos ativos, que são as estruturas que produzem e liberam óvulos da parede do ovário, permitindo a menstruação e a fertilidade. Em alguns casos, a menopausa ainda pode ser induzida ou causada por lesão ou remoção cirúrgica dos ovários e estruturas pélvicas relacionadas.

 

Agende uma consulta com o ginecologista na Rio Norte Saúde

A perda de estrogênio associada à menopausa está ligada a uma série de problemas de saúde que se tornam mais comuns à medida que as mulheres envelhecem. Assim, após a menopausa, as mulheres são mais propensas a ter doenças cardíacas, osteoporose e outras condições. Dessa forma, o acompanhamento médico com um ginecologista em Madureira é imprescindível para que a saúde da mulher fique em dia.