Cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida

Tempo de leitura: 4 minutos

À medida que envelhecemos, nossa pele passa por várias fases como resultado do processo natural de envelhecimento, das mudanças hormonais, do impacto do nosso estilo de vida e do meio ambiente. Dessa forma, o que a sua pele precisa aos 20 anos não é o mesmo que ela precisa quando você chega aos 50 anos. Dessa forma, é imprescindível tomar diferentes cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida e, é claro, se consultar com um dermatologista em Madureira para te ajudar nesse processo.

Quais cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida devem ser tomados?

Conforme você envelhece, sua pele passa por uma infinidade de mudanças, desde mudanças de textura até problemas de pigmentação. Não existe uma fórmula mágica que possa ajudar a impedir que isso ocorra, mas é importante contar com um dermatologista em Madureira para saber cuidar da melhor forma possível do tipo de pele que você tem em cada momento.

Por esse motivo, a seguir estão alguns cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida. Mas, antes de mais nada, é preciso lembrar que a higienização da pele deve ser feita corretamente em todos os anos, com um sabonete ou gel de limpeza próprios para a pele do rosto.

Na casa dos 20 anos

Você pode ainda não ter sinais visíveis de envelhecimento, mas isso não significa que você seja muito jovem para começar a cuidar da sua pele. Quando você pensa nos cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida, nessa faixa dos 20 anos os cuidados são principalmente sobre prevenção:

Use protetor solar diariamente;

Não esqueça de hidratar a sua pele, mesmo se ela for oleosa ou mista;
Utilize máscaras para os olhos, a fim de diminuir a aparência das olheiras.

Na casa dos 30 anos

A boa notícia é que a acne geralmente vai diminuir nesta fase da sua vida. No entanto, a má notícia é que durante esta década, as mudanças hormonais e o estresse podem deixar sua pele fora de controle. E se você não cuidou de sua pele aos 20 anos, é hora de fazer algum controle de danos o quanto antes. Você poderá começar a notar uma hiperpigmentação maior, linhas finas, manchas de sol e círculos mais escuros sob os olhos. Além disso, sua pele vai começar a ficar menos lisa e os poros mais dilatados.

Algumas dicas de cuidado com a pele nessa fase da vida são:

Uso de vitamina C pela manhã;
Utilize um tônico sem álcool para equilibrar o pH da sua pele;
Aposte em produtos com vitamina A que promovem a renovação celular, aumento do brilho e diminuição as linhas finas.

Na casa dos 40 anos

Papadas, rugas e poros dilatados são alguns dos problemas que podem surgir na casa dos 40 anos. Haverá ainda uma perda de elasticidade geral e piora na pigmentação. A menopausa, que pode ocorrer por volta dos 40 anos, fará com que seus hormônios fiquem loucos. Isso significa que a pele pode ficar ainda mais seca. Confira alguns cuidados, então, nessa fase da vida:

Troque produtos de limpeza agressivos por fórmulas cremosas e nutritivas;
Utilize um hidratante próprio para o seu tipo de pele atual e idade;
Aposte em óleos faciais e cremes próprios para a área dos olhos.

A partir dos 50 anos

A partir dessa idade, as maiores preocupações são rugas, flacidez, tom irregular e secura. Portanto, confira as dicas de cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida que podem ser adotados a partir dos 50 anos:

Invista em um creme ou soro com ácido hialurônico;
Aposte em cremes e máscaras faciais anti-envelhecimento;
Utilize um reparador noturno e aproveite ao máximo o seu sono de beleza.

Agende uma consulta com o dermatologista em Madureira

Embora, de maneira geral, os cuidados com a pele do rosto para cada fase da vida sejam os mesmos todo mundo, cada pessoa possui um tipo de pele que pede por necessidades específicas. Portanto, para encontrar os melhores produtos e que se adaptem bem à sua pele, o dermatologista em Madureira é o profissional mais indicado para te ajudar. Agende agora mesmo uma consulta na Rio Norte Saúde!