Sífilis

Tempo de leitura: 1 minuto

Hoje quero falar de um assunto muito sério: Sífilis. O Ministério da Saúde afirma que hoje estamos vivendo uma epidemia de Sífilis no Brasil. Essa doença é habitualmente transmitida pela via sexual, mas também pode acometer o feto por transmissão placentária, quando a mãe está contaminada. 


Sífilis | Dr. Drauzio Varella | Momento Viva Saúde

Muitas vezes não causa nenhum sintoma, porém exames de sangue realizados no primeiro trimestre da gestação já são capazes de diagnosticar a doença. Quando positivo o parceiro sexual também deve ser tratado, e o tratamento é simples e fornecido pelo SUS. Isso reduz consideravelmente a chance do bebê nascer com sífilis; porém ao nascer o recém-nato também é investigado. 

A neurossífilis ou sífilis terciária que pode afetar os bebês, pode ser muito grave, deixar sequelas pra vida toda ou até mesmo levar ao óbito. Não podemos deixar isso acontecer, visto que tanto o diagnóstico quanto o tratamento são acessíveis na rede pública e de baixo custo na rede privada.

Não deixe de procurar seu obstetra e/ou ginecoligista, somente ele é capaz de diagnosticar e tratar adequadamente o seu problema.