Confira essas dicas para aumentar o colesterol bom

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando você pensa em colesterol, provavelmente pensa no LDL, conhecido como colesterol “ruim”, o qual você deseja controlar. No entanto, também existe um tipo “bom”, o HDL, que é o que o seu corpo precisa. Esse último, inclusive, é chamado dessa forma porque atua retirando moléculas de gordura, incluindo o mau colesterol. Assim, níveis mais altos de HDL estão associados a um risco menor de doenças cardíacas. Justamente por isso, aumentar o colesterol bom é uma preocupação para muitas pessoas. 

Como aumentar o colesterol bom?

A seguir, veja algumas dicas simples e práticas para aumentar o colesterol bom:

Pratique mais exercício físico

Manter-se ativo e adicionar algum tipo de atividade física a sua rotina pode ser algo benéfico para a sua saúde de diversas formas diferentes. Não à toa, costuma ser uma recomendação médica bastante comum. 

Para aumentar o colesterol bom, essa dica também é bastante válida. Dito isso, os exercícios aeróbicos, tais como correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta são as opções mais recomendadas para melhorar os níveis de HDL no sangue. 

Portanto, faça, pelo menos, 30 minutos de exercícios 3 vezes na semana. Durante a atividade física, a frequência cardíaca deve se manter alta e a respiração um pouco ofegante.

Tenha uma alimentação adequada

As dietas com baixo teor de carboidratos fornecem vários benefícios à saúde, incluindo perda de peso e redução dos níveis de açúcar no sangue. Elas também podem aumentar o colesterol HDL em pessoas que tendem a ter níveis mais baixos, como pessoas com obesidade, resistência à insulina ou diabetes.

Além disso, também é importante evitar alimentos processados que sejam ricos em açúcar e gordura. É o caso, por exemplo, de bacon, biscoito recheado, comida pronta congelada, fast food, refrigerantes e sucos prontos. 

Ainda, algumas estratégias alimentares para aumentar colesterol bom são consumir vegetais todos os dias, comer alimentos com ômega 3, dar preferência para alimentos integrais e consumir pelo menos 2 frutas por dia.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O uso moderado de álcool tem sido associado a níveis mais elevados de colesterol HDL. Contudo, esse resultado só é obtido se o consumo não for maior do que 2 doses por dia. Além disso, os efeitos adversos da alta ingestão de álcool sufocam qualquer benefício de um HDL alto.

Afinal, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom. Também pode causar ganho de peso e aumentar a pressão arterial e os níveis de triglicérides. 

Outras dicas para aumentar o HDL

  • Perca peso: Quando as pessoas com sobrepeso ou obesidade perdem peso, seus níveis de colesterol HDL geralmente aumentam;
  • Adicione óleo de coco à dieta: Alguns estudos mostram que o óleo de coco pode reduzir o apetite, aumentar a taxa metabólica e ajudar a proteger a saúde do cérebro. Além disso, ele tende a aumentar o colesterol HDL e oferece diversos outros benefícios;
  • Consuma azeite: O azeite é uma das gorduras mais saudáveis ​​que existe. Inclusive, um dos efeitos saudáveis ​​do azeite de oliva é o aumento do colesterol HDL;
  • Pare de fumar: Os fumantes têm níveis de HDL mais baixos do que os não fumantes. Os níveis voltam a subir quando as pessoas abandonam esse hábito.

Consulte um cardiologista em Madureira

Mudanças no estilo de vida e na dieta são maneiras excepcionais de melhorar a saúde do coração e do corpo. No entanto, antes de fazer qualquer mudança com o objetivo de aumentar o colesterol bom e reduzir os níveis de LDL, converse com o seu médico. Juntos, vocês dois podem traçar estratégias saudáveis ​​e positivas de direcionar seus números de colesterol para a direção certa.

Isso deve ser feito, principalmente, em casos de pacientes com excesso de peso, má alimentação e histórico de doenças cardiovasculares na família. Afinal, essas características levam a um risco elevado de problemas cardíacos e de má circulação. 

O médico irá avaliar o caso de cada paciente e poderá solicitar exames, que serão primordiais para avaliar os níveis de HDL e LDL no sangue. 

Portanto, entre em contato com a Rio Norte Saúde e agende a sua consulta com um cardiologista em Madureira agora mesmo! E não se preocupe, adotamos uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão da COVID-19, seguindo todos os protocolos e recomendações para a prevenção do coronavírus.