Papanicolau dói? Veja como é feito o exame

Tempo de leitura: 3 minutos

Chamado de exame citológico do colo uterino, colpocitologia oncótica ou ainda esfregaço cervicovaginal, o papanicolau é um dos exames mais comuns solicitados pelos ginecologistas em Madureira. No entanto, ainda gera muitas dúvidas, principalmente sobre como é feito e em relação a dor. Esse procedimento é simples, rápido e serve para detectar doenças em estágios iniciais na saúde da mulher, como por exemplo o câncer do colo do útero.

 

Como se preparar para o papanicolau

O preparo para o exame é simples. Nas 48 horas que precedem o papanicolau a paciente deve evitar relações íntimas mesmo com o uso de camisinha, duchas vaginais internas, uso de pomadas, cremes, loções, medicamentos ou anticoncepcionais vaginais e exames de toque ou que envolvam qualquer tipo de penetração.

 

Além disso, também é importante que a mulher não esteja menstruada, uma vez que a presença de sangue pode interferir nos resultados do exame.

 

Como é feito o Papanicolau 

A realização do papanicolau é feita em uma cadeira ginecológica, na qual a paciente deve se deitar e colocar os pés nos suportes que mantêm as suas pernas afastadas. Ele pode ser realizado no próprio consultório do ginecologista. No momento do exame, portanto, a mulher deve ficar em posição ginecológica. 

 

O ginecologista em Madureira, então, introduz no canal vaginal um espéculo, que é um dispositivo médico que tem formato semelhante a um bico de papagaio. Esse instrumento pode ser aberto dentro do canal, afastando suas paredes, e ajuda o ginecologista na visualização do colo uterino. Em seguida, é utilizada uma espátula ou uma espécie de escovinha para colher uma pequena amostra de células e do tecido superficial dessa região. O material coletado é colocado em uma lâmina com substância aderente e enviado para análise em laboratório.

 

O papanicolau dói?

Durante a realização do exame, algumas pacientes podem sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas geralmente o papanicolau não dói! Essa sensação, inclusive, passa logo após a retirada da espátula e do dispositivo médico. No entanto, se houver alguma doença na região, algumas mulheres podem sim sentir mais incômodo do que outras.

 

Como entender os resultados

O resultado do exame do papanicolau tem diferentes classificações:

 

  • Classe I: indica que o colo do útero está normal e saudável;
  • Classe II: encontradas alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;
  • Classe III: detectadas alterações nas células do colo do útero e serão necessários novos exames para identificar as causas;
  • Classe IV: alerta sobre um provável início do câncer de colo de útero;
  • Classe V: presença de câncer de colo de útero.
  • Amostra insatisfatória: o material colhido não foi adequado e o exame não pode ser realizado.

 

Conte com a Rio Norte Saúde

Agende uma consulta com um de nossos ginecologistas em Madureira e faça o seu exame. O papanicolau não dói e é muito importante para manter a sua saúde em dia! A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que conta com atendimento humanizado, mais de 15 especialidades médicas e diversos exames e procedimentos no mesmo lugar.