Qual o Médico que Trata Clamídia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) mais comuns. Nos homens, é uma infecção que acomete a uretra, enquanto nas mulheres além da uretra acomete também o colo do útero, podendo se espalhar para os órgãos reprodutivos. Como não causa problemas se for tratada imediatamente, é importante entender como funciona e qual médico trata clamídia.

Conheça os sintomas e descubra qual médico trata clamídia

Essa infecção pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do sexo vaginal, sexo anal ou sexo oral. Além disso, uma mulher grávida pode transmitir a infecção ao recém-nascido durante o parto. Mas a maioria das pessoas são assintomáticas. 

Nos casos em que a doença se manifesta e os sintomas aparecem, mulheres podem sentir dor ao urinar, apresentar corrimento vaginal e sentir dor durante a relação sexual. Sem contar que elas podem ter complicações ou problemas na saúde reprodutiva, como esterilidade, doença inflamatória pélvica e dor pélvica crônica.

Por sua vez, os homens relatam dor ao urinar, dor testicular e corrimento do pênis. Também podem apresentar dor pélvica crônica e prostatite. Para ambos os sexos, a clamídia ainda é a causa mais comum de infecção urinária e genital.

Agora, quando o assunto é qual médico trata clamídia, as mulheres devem procurar um ginecologista em Madureira, e os homens um urologista em Madureira.

Como funciona o diagnóstico e o tratamento de clamídia?

O ginecologista ou urologista em Madureira fará perguntas sobre o seu histórico de saúde e o seu histórico sexual, como quantos parceiros você tem. Ele também pode realizar um exame físico, a fim de verificar se há sinais de infecção. 

Provavelmente, o seu médico também solicitará a realização de alguns exames para diagnosticar a clamídia. A maioria usa uma amostra de urina ou amostras do colo do útero, vagina ou uretra.

Como essa é uma doença que pode causar sérios problemas, mas ser assintomática, é uma boa ideia consultar o ginecologista ou urologista regularmente, e fazer o teste uma vez por ano se você for sexualmente ativo.

Para o tratamento, o seu médico pode prescrever um antibiótico. É importante tomar todos os medicamentos conforme indicado. Caso contrário, pode não funcionar. Além disso, você e seu parceiro sexual precisam de tratamento para evitar novas infecções.

Ser curado de uma infecção por clamídia não impede que você a tenha novamente. Se você receber tratamento e seu parceiro sexual não, você provavelmente será infectado novamente.

Como prevenir a clamídia?

A verdade é que é muito mais fácil prevenir uma DST, como a clamídia, do que tratá-la. Por isso, é importante que você use camisinha toda vez que fizer sexo. Isso evitará que você tenha contato com os vírus e bactérias que causam doenças sexualmente transmissíveis. Não ter mais de um parceiro sexual de cada vez também é uma boa recomendação, para se expor o menos possível às infecções.

No mais, seja responsável e procure um ginecologista ou urologista em Madureira para realizar check-ups anuais de saúde. E não faça sexo se tiver sintomas de uma infecção ou estiver em tratamento para uma DST. 

Agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

Agora que você já sabe qual médico trata clamídia, agende a sua consulta na Rio Norte Saúde. Aqui você recebe um atendimento humanizado com um ginecologista ou urologista em Madureira, além de diversas outras especialidades. E pode realizar os seus exames no mesmo local, garantindo maior conforto e comodidade. Entre em contato agora mesmo!