Quais Doenças um Ginecologista Trata?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos médicos que as mulheres consultam com mais regularidade é o ginecologista em Madureira. Graças aos exames de check-up, que devem ser realizados anualmente, é possível prevenir, diagnosticar e tratar diversas condições que acometem as pacientes. Mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas sobre quais doenças um ginecologista trata

Saiba o que esperar durante a consulta e quais doenças um ginecologista trata

É importante que as mulheres agendem uma consulta com o ginecologista em Madureira regularmente para realizar um check-up de rotina. Durante a consulta, a paciente é questionada sobre algumas questões relacionadas à saúde íntima, uso de contraceptivos, relações sexuais e até mesmo à menstruação. 

Todas essas informações são muito úteis para o médico ao avaliar o estado de saúde da mulher e oferecer soluções, promovendo bons hábitos e evitando hábitos tóxicos, principalmente ao planejar uma gravidez. Mas, sobretudo, as visitas de rotina permitem prevenir, diagnosticar e tratar diversas patologias.

Entre as doenças que um ginecologista trata, podemos citar:

Adenomiose

É o aumento e crescimento do tecido endometrial na parede muscular do útero.

Amenorreia

Trata-se da ausência de menstruação por muito tempo e ocorre em mulheres de qualquer idade. Para considerar uma amenorreia deve ter havido ciclos menstruais normais e depois a ausência deles.

Anemia por deficiência de ferro

Condição que envolve baixos níveis de glóbulos vermelhos saudáveis ​​devido ao baixo teor de ferro. Os sintomas podem incluir fadiga, pele pálida e dificuldade de concentração.

Alterações hormonais

Patologia que ocorre quando há um desequilíbrio hormonal entre os níveis normais de hormônios. As causas mais comuns são menopausa, gravidez, ciclos menstruais, vida sedentária, estresse e má alimentação.

Câncer 

Inclui câncer do colo do útero, do endométrio, de mama, de ovário e das trompas de falópio, caracterizados pelo desenvolvimento de células malignas.

Candidíase

É uma infecção causada por um fungo, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum na pele ou nas membranas mucosas.

Disfunção sexual feminina

Caracterizada pela diminuição e até desaparecimento da libido causando uma mudança significativa no comportamento sexual habitual da mulher.

Endometriose

Resulta na presença de tecido endometrial fora do útero. Às vezes, eles são encontrados na área do peritônio, ovários, bexiga ou intestino e com muito menos frequência em áreas como a pele ou os pulmões.

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) 

São infecções transmitidas por vírus ou bactérias através da relação sexual, e podem causar dor, inflamação e cicatrizes. É o caso, por exemplo, da herpes genital, sífilis e da infecção por HPV.

Miomas uterinos

São massas ou tumores encontrados dentro e ao redor do útero ou no colo do útero.

Sangramento uterino anormal

Localizado no endométrio e causado por variações hormonais, não necessariamente relacionadas à gravidez.

Síndrome dos ovários policísticos

Doença localizada nos ovários, na qual os níveis de hormônios são elevados, causando certos problemas, como cistos.

Pólipos uterinos

É o crescimento de tecido dentro do útero, o que pode causar sangramento anormal.

Agende a sua consulta com um ginecologista em Madureira!

Agora que você já sabe quais doenças um ginecologista trata, agende a sua consulta na Rio Norte Saúde! Além de consultar um ginecologista em Madureira, você ainda pode realizar diversos exames no mesmo local, para o seu maior conforto e comodidade.