Cuidados na gravidez para a saúde da mamãe e do bebê

Tempo de leitura: 4 minutos

Após receber o resultado positivo, é mais importante do que nunca ter alguns cuidados na gravidez. Isso porque eles podem ajudar não só o seu bebê a crescer e se desenvolver, mas manter ambos saudáveis. No entanto, às vezes você pode ficar preocupada e não saber por onde começar. Bom, antes de mais nada, agendar uma consulta com um obstetra em Madureira é fundamental para dar início ao pré-natal.

Pré-natal: cuidados na gravidez que são essenciais para a saúde da mãe e do bebê

A chave para proteger a sua saúde e a do seu bebê são os cuidados na gravidez. Para tanto, o pré-natal é uma etapa muito importante, que consiste no acompanhamento médico que você deve ter durante todo o período de gestação.

Esse acompanhamento pode ser multidisciplinar, realizado por várias especialidades em conjunto, mas o principal especialista envolvido é o obstetra em Madureira. É esse o médico que solicitará a maioria dos exames, poderá te indicar os principais cuidados na gravidez e é ele que você provavelmente irá consultar mais vezes para ter uma gestação mais tranquila.

Dito isso, confira a seguir alguns cuidados na gravidez que você deve tomar:

Não falte a nenhuma consulta pré-natal

O pré-natal pode ajudar você e seu bebê a se manterem saudáveis. Além de permitir que o obstetra em Madureira previna e descubra problemas de saúde potenciais mais cedo, quando o tratamento é mais eficaz. Afinal, o tratamento precoce pode curar muitos problemas e prevenir outros.

Para tanto, o seu médico marcará um calendário de consultas e é crucial que você não falte a nenhuma delas ou, caso não possa comparecer, agende para uma data próxima. Se você tiver mais de 35 anos ou se sua gravidez apresentar alto risco devido a problemas de saúde como diabetes ou hipertensão, as consultas podem ser mais frequentes. Isso também vai ocorrer quando a data do parto se aproximar.

Realize todos os exames solicitados pelo seu obstetra em Madureira

Como parte do pré-natal, o seu obstetra em Madureira pode solicitar alguns exames, que devem ser feitos como um dos cuidados da gravidez, justamente porque permite verificar o seu estado de saúde e também o do bebê. 

Esses exames ajudam a detectar condições que podem colocar o bebê em risco de problemas como parto prematuro se não for tratado. Eles ainda permitem que o médico detecte defeitos congênitos ou anormalidades nos cromossomos.

Os exames pré-natais proporcionam tranquilidade à maioria dos pais e os ajudam a se preparar para a chegada do bebê.

Abandone vícios

Um corpo saudável é o primeiro passo para uma gestação igualmente saudável. Não à toa, um dos principais cuidados na gravidez que devem ser tomados é abandonar vícios. 

Portanto, não fume e não beba. O álcool pode chegar até o organismo do bebê pela placenta, afetando a sua formação e elevando os riscos de problemas de comportamento no futuro, tais como déficit de atenção e hiperatividade. 

Além disso, também pode ocasionar a Síndrome Fetal Alcoólica, que fará a criança apresentar anormalidades faciais, problemas cognitivos e déficit intelectual. Dessa forma, a bebida alcoólica deve ser evitada na gestação.

Cuide da sua alimentação

Entre os cuidados na gravidez que você deve tomar, ter uma alimentação saudável também é um dos principais. Por isso, não exceda o consumo de sal para a pressão arterial ficar equilibrada. Evite os alimentos crus, como ovos moles e carnes mal passadas, pois podem transmitir salmonella e outras bactérias tanto para você quanto para o seu bebê. 

O consumo de cafeína e alimentos dietéticos deve ser feito com moderação. Se você for diabética e precisar usar adoçantes, dê preferência para a sucralose e evite sacarina, ciclamato e também o aspartame.

Para adotar um cardápio saudável, lembre-se dos alimentos que sempre são citados como sinônimos de vitaminas e minerais, como frutas, verduras e legumes. Você pode incluir na sua alimentação, ainda, grãos e cereais integrais, leite pasteurizado e seus derivados desnatados, ovos cozidos e carnes sempre magras.

Faça o seu pré-natal na Rio Norte Saúde!

Diante da pandemia de COVID-19, muitas pessoas estão tomando precauções extras, como ficar em casa, lavar as mãos com mais frequência e manter distância dos outros quando precisamos sair. Contudo, uma coisa que você não deve fazer é adiar os cuidados na gravidez. Afinal, pular consultas é arriscado e pode levar a complicações.

Para o seu maior conforto, comodidade e segurança, a Rio Norte Saúde oferece consultas e exames no mesmo local, além de seguir todos os protocolos e orientações recomendados pelos órgãos competentes, a fim de conter a propagação do coronavírus. 

Dessa forma, você pode agendar a sua consulta com o obstetra em Madureira sem preocupações, para iniciar ou dar continuidade ao seu pré-natal. Entre em contato e agende agora mesmo!