Ultrassom Preventivo: O que é? Quando fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem diversos exames que fazem parte do check-up anual de saúde e, portanto, devem ser feitos regularmente para avaliar a saúde do paciente. Quando solicitados pelo médico, o objetivo é justamente prevenir doenças e até mesmo diagnosticá-las precocemente. Entre esses exames, podemos citar o ultrassom preventivo

O que é o ultrassom preventivo?

O ultrassom preventivo é um exame de diagnóstico por imagem que usa ondas sonoras para produzir imagens de estruturas dentro do corpo. Ao contrário de raios-X ou tomografia computadorizada, não utiliza radiação ionizante. Portanto, é considerado um procedimento seguro para que os órgãos possam ser examinados.

O seu funcionamento, de modo geral, é bem simples: uma máquina envia ondas sonoras de alta frequência, que refletem as estruturas do corpo, e são recebidas por um computador, que as usa para criar uma imagem. 

Esse procedimento não é invasivo e requer pouca ou nenhuma preparação. Todas as orientações e recomendações necessárias são passadas pelo seu médico ao solicitar o exame ou pela Rio Norte Saúde no ato de agendamento.

Dito isso, vamos entender quais são os principais exames de ultrassom preventivo:

Ultrassonografia das vias urinárias em Madureira

A ultrassonografia das vias urinárias em Madureira é um estudo de imagem que permite visualizar os rins, bexigas e uretra. Dessa forma, é possível prevenir e diagnosticar condições como infecções urinárias, tumores e cistos, cálculos renais, causas de sangramento na urina, malformações congênitas e problemas de próstata. 

Ultrassonografia da bolsa escrotal em Madureira

Para os homens, o urologista em Madureira ainda pode solicitar a realização de um ultrassom preventivo chamado de ultrassonografia da bolsa escrotal em Madureira. Esse é o principal método usado para avaliar as condições dos testículos, do epidídimo (os tubos imediatamente adjacentes aos testículos que coletam o esperma produzido pelo testículo) e do escroto.

Ultrassonografia transvaginal em Madureira

Os exames de rotina femininos ajudam, entre outros aspectos, a identificar possíveis alterações no aparelho reprodutivo. No caso da ultrassonografia transvaginal em Madureira, uma sonda especial é inserida diretamente na vagina. Isso permite uma imagem mais clara do útero, ovários e outros órgãos pélvicos. Esse exame pode ser usado de forma preventiva, para verificar se há problemas ou até mesmo para avaliar a causa de sintomas como dor.

Ultrassom pélvico em Madureira

Assim como na USG transvaginal, durante o ultrassom pélvico em Madureira, os ovários, colo do útero, vagina e outros órgãos pélvicos de uma mulher são examinados. A diferença, porém, é que esse exame é realizado via transabdominal.

Ultrassom de mama em Madureira

Por sua vez, o ultrassom de mama em Madureira é um exame realizado para prevenir ou detectar se há alguma anormalidade e de que tipo é. Esse procedimento estabelece um quadro mais preciso e oportuno de diferentes lesões mamárias. 

Quando fazer o ultrassom preventivo?

O objetivo do ultrassom preventivo é detectar sinais de doença em pacientes não diagnosticados e naqueles com fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento da doença. Isso significa que a USG permite diagnósticos oportunos e indicam tratamentos eficazes que podem ajudar a impedir o avanço de diversas patologias.

Portanto, o ultrassom preventivo deve ser feito principalmente porque, em muitos casos, a detecção precoce é um fator fundamental que permite um melhor prognóstico.

Agende os seus exames na Rio Norte Saúde!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é ultrassom preventivo, agende os seus exames na Rio Norte Saúde!