Depois de quanto tempo após colocar o DIU posso ter relação sexual?

Tempo de leitura: 2 minutos

A chegada de um bebê muda completamente a vida da mãe, especialmente quando a gestação não é planejada. Por esse motivo, é importante utilizar métodos contraceptivos para prevenir a gravidez. Um dos mais conhecidos é o DIU (dispositivo intrauterino). 

O DIU ainda gera muitas dúvidas. Como funciona e como é a colocação do dispositivo são duas das principais. No entanto, muitas mulheres também se questionam: afinal, depois de quanto tempo após colocar o DIU posso ter relação sexual? Se esse for o seu caso, saiba que essa é uma dúvida bastante comum e pertinente. 

DIU: o que é, como funciona e quando usar

Antes de qualquer coisa, você sabe exatamente o que é e como funciona um dispositivo intrauterino? O DIU é um método contraceptivo feito de polietileno que pode ou não ter a adição de substâncias metálicas (cobre) ou hormonais (progesterona). 

O objetivo da colocação do DIU, através da cavidade do útero, é bloquear a passagem dos espermatozoides até as tubas uterinas, impedindo a gravidez. O DIU de cobre libera substâncias metálicas no útero para torná-lo hostil à sobrevivência dos espermatozoides, enquanto o DIU hormonal libera progesterona para essa finalidade. 

A colocação de DIU é considerado um método invasivo. Por esse motivo, geralmente é indicada para pacientes que não desejam engravidar a longo prazo e que não se adaptam ou possuem contraindicações para uso de pílulas anticoncepcionais. 

Quando a relação sexual após a colocação de DIU fica liberada?

Uma das preocupações das pacientes após a colocação de DIU está relacionada à vida sexual. Existe alguma restrição? Depois de quanto tempo após colocar DIU é possível ter relação sexual? O dispositivo atrapalha o sexo de alguma forma?

De modo geral, não existem restrições quanto à relação sexual após a colocação do dispositivo intrauterino. No entanto, a mulher pode apresentar dor e sangramento. Dessa forma, é aconselhável aguardar até 24 horas após a inserção do DIU. 

Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, mesmo após a colocação do dispositivo é imprescindível utilizar preservativo durante a relação sexual. 

Vale lembrar que cada caso é um caso. Ou seja, a paciente deve conversar com o médico sobre todas as questões que envolvem o DIU e liberação da atividade sexual após a inserção do dispositivo para garantir a eficácia do método e evitar contratempos. 

Colocação de DIU em Madureira é na Rio Norte Saúde

A colocação de DIU em Madureira é realizada pelo médico ginecologista e na Rio Norte Saúde você encontra profissionais extremamente qualificados para cuidar da sua saúde. Nossa equipe está à sua disposição, agende uma consulta.