O que pode causar menstruação irregular?

Tempo de leitura: 3 minutos

A menstruação irregular muitas vezes é tida como algo normal, contudo ela pode ser um indício de alguns problemas de saúde. O ciclo menstrual de uma mulher tem em média 28 dias, podendo variar ainda entre 25 a 35 dias, sem que seja considerado anormal. Intervalos menores ou maiores que os descritos, devem ser avaliados pelo ginecologista em madureira. Pensando nisso, é recomendado que as mulheres façam um calendário menstrual com as datas do início e término de cada menstruação, por pelo menos 2 ou 3 períodos, e levem no dia da consulta.

Principais causas da menstruação irregular

É comum que muitas pessoas associem a menstruação irregular à suspeita de gravidez, porém existem várias causas diferentes que podem ser, inclusive, relacionados ao ganho de peso excessivo ou a perda de peso drástica. Essas são duas situações que podem sim desencadear reações que tornam a menstruação irregular. Além disso, transtornos alimentares, como anorexia e bulimia também podem causar o problema.

A Síndrome dos Ovários Policísticos pode afetar até 20% das mulheres e um de seus sintomas é justamente o ciclo menstrual desregulado. Estresse e ansiedade também podem fazer com que o ciclo menstrual fique irregular. Isso porque o emocional conturbado pode afetar o funcionamento do sistema reprodutivo, tendo grande influência no seu ciclo.

O consumo excessivo de substâncias tóxicas, como cigarro, drogas e bebidas alcóolicas é mais um fator que influencia no metabolismo hormonal e, por consequência, no ciclo menstrual. Assim, é comum que quem exagere nas drogas, bebidas e tabaco tenham menstruação irregular. Outro ponto que pode afetar a regularidade da menstruação, mas que pouca gente sabe, é atividade física intensa. É por esse motivo que muitas atletas não menstruam de forma regular. Além disso, anomalias uterinas, tais como miomas, endometriose e pólipos podem atrapalhar o ciclo.

Outras condições que podem levar à menstruação irregular são:

  • Distúrbios hormonais, como tireoide hiperativa ou hipertireoidismo;
  • Hímen imperfurado;
  • Uso de dispositivo intrauterino (DIU);
  • Trocar de pílula anticoncepcional ou o uso de certos medicamentos;
  • Espessamento do endométrio;
  • Tumores funcionais dos ovários;
  • Neoplasias malignas (do colo, endométrio ou dos ovários);
  • Processos inflamatórios.

O que fazer em casos de menstruação irregular?

Se a mulher tiver vida sexual ativa e a menstruação estiver atrasada, o primeiro passo é realizar um teste de gravidez. Caso a menstruação irregular resulte em um período de atraso da menstruação maior do que 3 meses, deve-se ir ao ginecologista em madureira, para que a causa possa ser avaliada e o médico consiga indicar a melhor forma de tratamento.

O ginecologista em madureira, então, poderá pedir alguns exames, como por exemplo o hemograma completo, para avaliar os níveis dos hormônios, e o Papanicolau, para identificar se há células anormais ou alterações celulares no colo do útero. Além disso, dependendo da causa da menstruação irregular, é importante reduzir o estresse, manter uma alimentação equilibrada, reduzir a intensidade das atividades físicas e até tomar pílula anticoncepcional, caso seja recomendada pelo ginecologista.

Procurando um ginecologista em madureira de confiança? Conte com os especialistas da Rio Norte Saúde!
A Rio Norte Saúde é uma policlínica localizada em Madureira, no Rio de Janeiro. Pensando na sua comodidade e bem-estar, oferece consultas e exames a preços acessíveis em um só lugar. Com um corpo clínico especializado e atendimento humanizado, são mais de 15 especialidades para cuidar de você e da sua saúde. Agende agora mesmo uma consulta com ginecologista em madureira!