Como ter uma gravidez sem riscos?

Tempo de leitura: 3 minutos

A gravidez é um momento considerado especial e cheio de mudanças no corpo e no psicológico da mulher, e nesse momento a gestante recebe diversas orientações, faz vários exames e irá se preparar para cuidar da melhor forma do filho que irá nascer. Uma das maiores preocupações da mãe e do obstetra em Madureira é ter uma gravidez sem riscos, para que tanto a mãe como bebê fiquem saudáveis durante os 9 meses e principalmente depois do nascimento. Existem muitas informações e ao mesmo dúvidas.

Gravidez sem riscos: o que é necessário saber?

É do conhecimento de grande parte das gestantes os hábitos essenciais para evitar problemas na gestação, como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas ou usar substâncias ilegais. A alimentação também é essencial, por exemplo. No entanto, existem muito mais informações essenciais para que a mulher tenha uma gestação saudável tanto para a mulher quanto para o bebê, que precisa se desenvolver com os nutrientes adequados. Confira as principais informações para se ter uma gravidez sem riscos:

Ingestão de ácido fólico

O ácido fólico é essencial para uma gestação saudável. Essa importante vitamina do complexo B é fundamental para a formação do sistema neural do bebê. Inclusive, para mulheres que estão planejando a gestação devem começar a suplementação dessa substância 3 meses antes da concepção. Infelizmente, a realidade é outra. De acordo com um estudo feito por cientistas, apenas 3% das mulheres atendidas pela rede pública ingerem a quantidade diária de ácido fólico recomendada pelos médicos.

Vacinas em dia

Sim, a mulher precisa estar com as vacinas em dia para evitar que qualquer doença que possa ser prevenida seja transmitida durante a gestação. Doenças consideradas “simples” como a varíola, podem gerar diversos problemas para o bebê, que poderá apresentar malformações, por exemplo. A caderneta de vacinação precisa estar mais completa possível, assim como a gestante precisa se atentar com as vacinas “atrasadas”.

Descanse

Isso mesmo. A gestante precisa manter seu sono em dia, assim como deve respeitar os limites do seu corpo no esporte e no trabalho, por exemplo. Na gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças e a rotina de sono pode ser aumentada, assim como se houver necessidade, pode ser que a rotina de trabalho diminua também. Uma gestante descansada possui menos estresse e sentirá menos as mudanças corporais.

Como ter uma gravidez sem riscos | Rio Norte Saúde

O peso precisa estar ideal

A velha história de que a gestante precisa se alimentar em dobro é um mito e dos grandes. É extremamente importante que a mulher mantenha uma alimentação adequada, não faça dietas restritivas durante a gestação, ao passo que não exagere no sal, gordura, alimentação e açúcar. Infelizmente, existem muitos casos de gestantes com obesidade e com diabetes, o que pode causar complicações de pressão arterial, assim como problemas para o bebê e para a saúde geral da mulher.

Acompanhe sua gestação com os especialistas da Rio Norte Saúde

Com diversos especialistas a seu dispor, inclusive obstetra em Madureira, com a possibilidade de fazer todos os exames que precisa em um só lugar, a Rio Norte Saúde cuida tanto da saúde da gestante, como a do bebê em formação. Agende sua consulta conosco!