Quantas ultrassonografias devem ser feitas durante a gravidez?

Tempo de leitura: 3 minutos

Entre náuseas, dores, desejos e a necessidade constante de fazer xixi, você sabe que o seu corpo está passando por muitas mudanças. No entanto, a gestação às vezes não parece totalmente real até que você inicie o pré-natal com um obstetra em Madureira e dê a primeira “olhada” em seu bebê. Assim, depois do parto, a realização da ultrassonografia durante a gravidez é um dos momentos mais esperados. 

Por que a ultrassonografia durante a gravidez é importante?

A ultrassonografia durante a gravidez é uma importante parte do atendimento médico pré-natal realizado por um obstetra em Madureira. Afinal, é um exame de imagem que fornece ao médico muitas informações valiosas. Isso porque se trata de uma forma eficaz para monitorar a saúde do feto em crescimento e da futura mãe. 

Os resultados permitem que o obstetra detecte anormalidades, preveja a data do parto, determine se você está grávida de múltiplos, veja a posição da placenta e descubra o sexo. Além de também fornecer aos pais os primeiros vislumbres do desenvolvimento do bebê. 

De um modo geral, a ultrassonografia durante a gravidez pode ser realizada com segurança. Como usa ondas sonoras em vez de radiação, é mais seguro do que os raios-X.

Ultrassom na gravidez: quantos a grávida tem que fazer?

Essa é uma dúvida bastante comum para as gestantes. No entanto, a resposta não é tão simples assim. Isso porque a quantidade e a frequência dos exames podem ser diferentes para mulheres com certas condições de saúde, como asma e obesidade. 

Contudo, no geral, toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassonografias durante a gravidez:

Primeiro trimestre

Nessa primeira fase da gestação, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum. Ele é realizado entre a 5ª e 8ª semana, e permite:

  • Confirmar a gravidez;
  • Descobrir o tempo da gestação;
  • Avaliar se a placenta é normal para a continuidade da gravidez;
  • Visualizar se a gravidez é ectópica;
  • Verificar a quantidade de embriões;
  • Acompanhar o crescimento e o batimento cardíaco do bebê.

Segundo trimestre

Já no segundo trimestre, a ultrassonografia durante a gravidez que é realizada, é a morfológica. Para a sua realização, o transdutor é deslizado sobre a barriga da gestante com a ajuda de um gel. Costuma ser um dos mais esperados, pois geralmente dá para saber o sexo do bebê.

Além disso, é feita uma avaliação ainda mais completa do bebê. O ultrassom morfológico ajuda a avaliar a estrutura do feto, analisar as condições da placenta e do líquido amniótico e visualizar o comprimento do colo uterino e prever se há risco de parto prematuro. 

Ajuda, ainda, a identificar a existência de diversos tipos de más-formações, como lábio leporino, cardiopatias e problemas renais.

Terceiro trimestre

Se aproximando do momento da chegada do bebê, é realizado o ultrassom obstétrico também por via abdominal. Ele permite avaliar as condições da placenta e a quantidade de líquido amniótico. Além disso, com essa ultrassonografia durante a gravidez, é possível analisar a altura e o peso do bebê estão adequados, e visualizar a sua posição dentro do útero.

Conte com a Rio Norte Saúde

Seja para iniciar ou dar continuidade em seu pré-natal com um obstetra em Madureira, ou ainda realizar as suas ultrassonografias durante a gravidez, conte com a Rio Norte Saúde. Somos uma policlínica completa que, visando o bem-estar das futuras mamães, temos um corpo clínico especializado para oferecer um atendimento individual e humanizado.

São consultas e exames em um só lugar, para que você consiga cuidar da sua saúde e de seu filho durante e após a gestação com o máximo conforto e comodidade. Agende agora uma consulta ou exame!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra