A importância da alimentação saudável na gestação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 A alimentação saudável é aquela que é capaz de nutrir nossas células diariamente, trazendo benefícios à saúde, por fazer o nosso organismo funcionar de forma adequada, além de trazer bem-estar.  A alimentação deve ser completa em nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e fonte de gordura boa) provenientes preferencialmente de alimentos na sua forma natural, e evitando o consumo de produtos industrializados, pois na  gestação todos os nutrientes ingeridos pela mãe serão repassados ao bebê em formação.

Alimentação saudável na gestação

Uma alimentação equilibrada na gestação, reduz os riscos de o bebê nascer ou desenvolver, ao longo de sua vida, diversas doenças, como a obesidade, o diabetes e certas alergias alimentares. Outro fator importante que influencia na vida do bebê é a formação do paladar, que já inicia dentro da barriga da mãe. Quanto mais diversificada for a alimentação materna, maiores as chances deste bebê realizar uma introdução alimentar adequada e aceitar bem todos os alimentos.

 O controle do ganho de peso materno durante toda a gestação deve ser acompanhado pelo Nutricionista, não só do ponto de vista estético, mas sim para prevenir algumas doenças que podem ser ocasionadas por um aumento excessivo de peso, como o diabetes gestacional e a pré-eclampsia. Uma dieta equilibrada é essencial para o bom desenvolvimento do feto, além de ter uma gravidez tranquila e bem-sucedida

Vídeo Alimentação Saudável na Gravidez – Canal Youtube Você Bonita | TV Gazeta

Influência da alimentação da gestante na saúde do bebê

 A alimentação no período gestacional tem um papel determinante para a saúde da mãe e do feto, ela contribui para a prevenção de doenças e assegura que a futura mamãe tenha reservas biológicas necessárias para o pós-parto. Mas engana-se quem acredita que uma alimentação saudável favoreça o bebê somente enquanto ele está no útero, ela fornece substrato para o período da amamentação, a gestante terá um leite nutritivo e rico em vitaminas, que poderá ser o único alimento do bebê até os seis meses.

A gravidez é um período em que o corpo passa por muitas mudanças, e a alimentação está diretamente relacionada a elas. Por isso, não deixe a dieta de lado e se empenhe em comer bem. Assim, além de permitir que o bebê se desenvolva com saúde, você terá uma gravidez saudável e sem complicações.

Você tem mais dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco!
Acompanhe a Rio Norte Saúde nas redes sociais Facbeook e Instagram!

Dra. Lohane Monteiro
Nutricionista – CRN 17100331

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra