Outubro rosa: a detecção precoce do câncer de mama salva vidas

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo mês de outubro, instituições, empresas, profissionais da área da saúde e pessoas em todo o mundo unem forças para apoiar uma causa comum. Outubro rosa é uma campanha anual que acontece neste mês para destacar a importância da conscientização sobre o câncer de mama, sobretudo no que diz respeito ao tratamento e às medidas de prevenção. 

 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados 66.280 novos casos dessa doença no Brasil. Consultas periódicas com um ginecologista em Madureira e a realização de um check-up anual são fundamentais para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para garantir maiores chances de cura.

 

Como prevenir o câncer de mama?

As consultas de rotina com um ginecologista em Madureira são fundamentais para a prevenção do câncer de mama, mesmo quando não há sinais e nem sintomas da doença. Mas, de forma geral, a prevenção se baseia no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, como a amamentação. Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são o excesso de peso corporal, a falta de exercícios e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 

 

É importante, portanto, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e praticar regularmente atividades físicas. A atenção deve ser redobrada caso uma pessoa da sua família já tenha sido diagnosticada com câncer na mama ou no ovário. Por isso, fique atenta!

 

Diagnóstico do câncer de mama

Os nódulos de mama são queixas bastante comuns. O câncer de mama às vezes é detectado após o aparecimento dos sintomas, mas muitas mulheres com a doença não apresentam sintomas. É por isso que o check-up ginecológico regular é tão importante. Além disso, o autoexame é primordial, sendo uma ferramenta bastante simples e indicada para o autoconhecimento. Afinal, todas as mulheres devem conhecer bem o seu próprio corpo e mamas para entender quando há algo anormal. 

 

No próprio consultório, o ginecologista em Madureira examinará os seios e os gânglios linfáticos das axilas, procurando por caroços ou outras anormalidades. Ele também poderá solicitar alguns exames complementares de diagnóstico, para avaliar a saúde da paciente. Os principais exames utilizados na avaliação de nódulos e para diagnosticar o câncer de mama incluem:

 

  • Mamografia
  • Ultrassom mamário;
  • Ressonância magnética das mamas;
  • Punção-biópsia.

 

No entanto, não existe um padrão e o médico poderá solicitar os exames mais adequados para cada caso. Se o câncer de mama for diagnosticado, outros testes ainda serão feitos para descobrir se as células cancerosas se espalharam na mama ou para outras partes do corpo.

 

Outubro rosa: a Rio Norte Saúde apoia essa causa!

Prevenir é melhor do que remediar. No caso das mulheres, essa máxima ganha ainda mais ênfase. Mas muitas acabam esquecendo disso e deixam a própria saúde de lado. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce dessa doença. Isso significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, fazer o autoexame e, é claro, agendar consultas regulares com o seu ginecologista em Madureira.

 

A Rio Norte Saúde é uma policlínica com mais de 15 especialidades. Para o seu maior conforto e comodidade, oferece consultas e exames no mesmo local. Aproveite e agende agora mesmo uma consulta com um de nossos especialistas!