Qual a necessidade do ultrassom de mamas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Um exame muito importante para avaliar a presença de problemas na mama, o ultrassonografia de mama é um exame de imagem que não possui radiação como o raio x e não apresenta nenhum risco para a saúde da mulher. Esse exame também tem o pressuposto de prevenir doenças, além de ter uma margem de erro quase zero. Exames preventivos como esse são importantes e precisam estar na rotina de exames anuais.

Ultrassonografia de mamas: o que é preciso saber sobre esse exame?

Muito indicado para mulheres que possuem alguma alteração nas mamas, geralmente percebidas após o exame físico de câncer de mama, o ultrassonografia de mama pode facilmente diagnosticar tumores, nódulos e o câncer de mama, uma das doenças que mais faz vítimas ao redor do mundo. Sendo assim, entender mais sobre esse exame e realizá-lo de acordo com a recomendação médica é muito importante na prevenção e diagnóstico de tumores e outros problemas nas mamas. Confira:

Afinal, qual a necessidade de fazer esse exame?

Com a principal indicação de investigar tumores, nódulos, alterações nas mamas, cistos mamários e na prevenção de câncer de mama, esse exame geralmente é indicado quando a paciente apresenta algum sintoma ou precisa de um diagnóstico mais preciso.

Geralmente, em maior parte dos casos a necessidade do exame se dá por: dor nas mamas, nódulos palpáveis, identificar o tipo de tumor, avaliar se a quimioterapia apresentou resultados, diagnosticar a presença de seroma, hematomas ou se as próteses mamárias estão em bom estado, por exemplo.

Como esse exame é feito?

Não é preciso ter medo pois exame não dói em nenhum momento, assim como não exige grandes preparos. O exame é feito com a mulher deitada na maca, sem sutiã ou blusa, já que o exame é feito diretamente na pele, com o transdutor, o aparelho que emite as ondas sonoras inaudíveis pelos humanos e que gera as imagens. Sendo assim, um gel será colocado na região, para que o equipamento possa examinar corretamente toda a região das mamas.

Deve-se lembrar, portanto, que esse exame não é a mamografia, que é conhecida por gerar alguns desconfortos, mas é a principal indicação para prevenir o câncer de mama.

Para quem é indicado esse exame?

O ultrassonografia de mama é um exame muito importante para a mulher em diversas fases de sua vida, mas possui mais indicações para mulheres jovens até 40 anos, pacientes com alterações detectadas em outros exames e que precisam de outra forma de visualização, pacientes com histórico de câncer de mama e gestantes, que não podem passar por nenhum tipo de radiação.

Faça seu ultrassonografia de mama na Rio Norte Saúde

Com toda a estrutura que você precisa e todo o conforto que merece, a Clínica Rio Norte Saúde realiza esse exame, assim como possui mais de 15 tipos de especialidade e outras dezenas de exame para cuidar da sua saúde da melhor maneira. Agende seu exame agora mesmo!