Qual melhor DIU: mirena ou cobre?

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, existem alguns tipos de dispositivos intrauterinos, como o mirena e cobre, que são utilizados como um dos métodos contraceptivos mais eficazes da atualidade, com uma eficiência de 99,8%. Ambos têm um tamanho pequeno em forma de letra T que é inserido no útero onde pode permanecer por alguns anos. Como resultado, muitas mulheres ficam em dúvida sobre qual o melhor DIU.

Entre mirena vs cobre, qual o melhor DIU?

Quando o assunto é sobre qual o melhor DIU, a resposta mais certeira é: depende. Ambos têm diferentes modos de ação e efeitos colaterais no corpo. Sua escolha por um ou outro deve ser feita com pleno conhecimento. Além disso, cada mulher é única e, portanto, possui características que favorecem o uso de um dispositivo em detrimento de outro. 

De maneira geral, devemos ressaltar que não existe uma opção melhor ou pior. Em alguns casos, como quando a mulher tem endometriose, ou sangramento intenso ou doloroso, o DIU com cobre não é a opção mais recomendada. Mas, tanto o mirena quanto o de cobre são eficazes, e a escolha dependerá da decisão e dos interesses de cada um.

Dessa forma, as pacientes podem escolher o tipo de DIU, sempre seguindo as recomendações dos especialistas, que podem atender melhor às suas necessidades e melhorar os problemas que possam ter tido com a menstruação ou o uso de outros métodos contraceptivos até o momento.

De qualquer modo, para te ajudar na escolha, veja a seguir algumas informações sobre cada um desses dispositivos. Assim, você pode ter uma ideia melhor do comparativo DIU Mirena vs DIU de cobre.

DIU mirena

O DIU mirena começa a funcionar 7 dias após a sua inserção, a partir da liberação de um hormônio que impede que os ovários liberem um óvulo.

É recomendado para mulheres que têm períodos longos, intensos e dolorosos. Isso porque sua ação hormonal tem uma grande vantagem sobre a menstruação, contribuindo para a redução do fluxo sanguíneo, da dor menstrual e dos sintomas incômodos relacionados ao ciclo menstrual.

Sua duração é de 3 a 5 anos e sua principal vantagem em relação ao DIU de cobre é sua maior eficácia contraceptiva e sua capacidade de reduzir o sangramento menstrual, proporcionando maior conforto.

No entanto, não é recomendado para mulheres com pele propensa a acne ou que tiverem:

  • Sangramento vaginal inexplicável;
  • Infecção genital em andamento;
  • No pós-parto;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doença hepática.

DIU de cobre

O DIU de cobre, por sua vez, funciona liberando íons de cobre, que são tóxicos para o esperma. Sua duração pode ser de até 10 anos e é recomendado para mulheres que não desejam controle de natalidade hormonal e que têm períodos menstruais que não são dolorosos quando não usam controle de natalidade hormonal.

Embora não tenha efeitos colaterais hormonais, deve-se ter em mente, no entanto, que pode causar outros efeitos colaterais incômodos. Como, por exemplo, aumento do fluxo, da duração e da dor da menstruação.

As contraindicações da colocação de DIU de cobre incluem:

  • Malformação do útero ou colo do útero muito largo;
  • Infecção genital em andamento;
  • Sangramento vaginal inexplicável;
  • Alergia ou hipersensibilidade ao cobre;
  • Fibroma;
  • Cancro do colo do útero ou do endométrio;
  • Pós-parto.

Agende suas consultas e procedimentos na Rio Norte Saúde!

Como dito anteriormente, não existe uma resposta certa para qual o melhor DIU. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre qual a opção mais adequada para você, consulte um ginecologista em Madureira. E, caso já tenha feito isso, agende a sua colocação de DIU em Madureira com a Rio Norte Saúde!